Fundamentos Metododos De Aprendizaagem
Ensaios: Fundamentos Metododos De Aprendizaagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/8/2014 • 2.450 Palavras (10 Páginas) • 2.621 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
FUNDAMENTOS E MÉTODOS
DE ALFABETIZAÇÃO – 80h
O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)
R: Desde os tempos mais remotos, foram registrados pelos pesquisadores os primeiros sinais de comunicação registrados primitivos. Com a necessidade diária de registrar fatos os primatas criaram suas próprias formas de comunicação, provendo-se de variados instrumentos como pedras, rochas, etc. Os primeiros sinais da escrita denominados como pictogramas é a prova de que o homem dessa época já sentia a necessidade de expressar e de se comunicar. O sistema de escrita atual são “ideográficos fonográficos”, a hereditariedade cultural passa a depender cada vez mais do desenvolvimento de uma escrita que pudesse ser entendida e assimilada pela humanidade, iniciando com os desenhos e traços e depois obtendo outras formas, por volta de 800 a. C, os gregos iniciam-se com o uso das vogais, até chegar a escrita atual.
2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.
R: No início a escrita seria utilizada restritamente para os calígrafos e adultos, ao longo do tempo surge o ensino para as crianças da letra manuscrita e do impresso, assim a criança lê o que escreve. Os pais passam a ter a idéia da escola como acessão social para os filhos. Os países passam a combater o analfabetismo como forma de acesso ao cultural e social e ao decorrer da história temos alguns acontecimentos no ensino, mas em 1.980 é aprovado o projeto da Educação para América Latina e Caribe e em 1.946, no Brasil obteve uma mudança mais lenta.
3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.
R: Método Analítico: Esse método parte da palavra,,primeiro existe o contato com o vocabulário em uma sequencia que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de certo número a palavra inicia-se a formação de frases.
Método Sintético: Esse método inicia-se com o traçado isolado de cada letra, e as vezes só parte dela, sem saber o que ela significa, tendo de ser traçado dentro de um espaço limitado.
4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?
R: Primeiro identifica-se a leitura como decifração de um texto; segundo identificar a escrita com a cópia de um modelo externo.
Dois equívocos estão relacionados com a idéia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma especifica de linguagem.
5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.
R: A aquisição da escrita insere-se, portanto, na história da gestualidade e da fala . O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel, da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar.
6.Explique como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.
R: A criança precisa ler e entender o que se escreve, muitas das vezes se copia as palavras mas não se sabe o que escreveu, tornando uma pura a chamada cópia, mesmo que demore para obter esse resultado, se procurarmos ao nosso redor podemos encontrar pessoas idosas que conseguem copiar qualquer palavra ou até mesmo textos, mas não sabem o que escreveram, isso não é alfabetizar e sim mascarar o aprendizado.
UNIDADE 2
PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1.Conceitue e diferencie métodos de processos de alfabetização. Explique cada um.
R: Métodos de alfabetização:
- SINTÈTICO: parte das unidades menores(letras e sílabas), para depois formar palavras e frases.
-ANALÌTICO: parte de uma visão global, para depois deter-se nos detalhes( surgiu do pressuposto de que a percepção da criança é sincrética)
- MISTO: junção entre sintético e analítico.
Processos de alfabetização:
- fonético, alfabético e silábico
- palavração, sentenciação e contos
2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores? Liste cinco desses ambientes que você julga importante para as crianças.
R: São ambientes proprícios para a prática da leitura e escrita: no lar-quando os pais estimulam a prática da leitura; bibliotecas; grupos de estudos; sala de aula e internet(computadores).
3. No fascículo, o texto “Teorias pedagógicas de alfabetização” apresenta várias propostas, escolha três delas e se posicione sobre tais sugestões.
R: CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO: Piaget mostra através de sua proposta que ao invés de apontar erros e fornecer respostas corretas, cabe ao professor questionar as respostas dadas pela criança de maneira que ela perceba sua limitações, fazendo assim que a criança costrua suas teorias e opiniões;
MONTESSORI: sua proposta está relacionada ao desenvolvimento da coordenação motora, audição, tato, visão e concentração das crianças através de blocos de madeira, cubos, fitas tudo que faça com que seja desenvolvida essas áreas, ela trata a criança como um ser que necessidade de cuidados, mas ao mesmo tempo que pensa e tem suas capacidades de realizar atividades e desenvolver habilidades;
WALDORF: sua proposta trabalha á busca do equilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos, educa a criança como um todo, envolvendo as emoções, o físico e o cérebro.
4. Leia o texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método” e liste as ideias principais.
R: -Criação de ambientes alfabetizadores; atividades mecânicas;atividades que exploram a literatura infantil; aprender a ler com palavras, frases e textos; prazer em ler e escrever; a atuação dos pais é decisiva para as crianças.
5. Pesquise sobre a teoria psicogenética de Jean Piaget e relacione com o processo de alfabetização.
R: Ocorre de três formas através da assimilação, acomodação e equilibração, a criança tem que aprender a aprender.
6. Observe o quadro comparativo apresentado no texto “Teorias Pedagógicas de Alfabetização” e faça uma análise de cada método ou teoria, observando em que ele contribui para a aprendizagem do aluno.
R: CONSTRUTIVISMO: encoraja a criança a procurar respostas e aceita as hipóteses surgidas em aulas, o conhecimento se dá através da interação na qual todos tem opiniões e aprender a conhecer e agir no seu meio.
MONTESSORI: o professor representa a ligação entre o material e a criança, trabalha-se o método fonético, apresentando a letra e o som, o som associado á imagem.
FREINET: usa conhecimento como instrumento de mediação, a criança expõe suas idéias e vai criando seu espaço até chegar a resposta correta.
WALDORF: usa o amor como base no relacionamento com a criança, trabalha de acordo com as fases da criança, variando da fase da imitação, emocional e cognição intelectual.
UNIDADE 3
VISÕES E REVISÕES DA ALFABETIZAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a criança inicia o processo de aquisição da linguagem escrita?
R: Através da identificação de símbolos e rótulos para alfabetização.
2. Conceitue alfabetização. Exemplifique com 3 atividades para serem desenvolvidas em sala de aula com a inserção das novas tecnologias.
R: Alfabetização consiste em transmitir um código convencional e ensinaras características, regras, mecanismos e funções deste código.
1- pesquisas através da internet;
2- máquina fotográfica para registros de trabalhos;
3- DVD e TV para filmes, desenhos, documentários realizados pelos alunos.
3. Segundo Magda Soares, em que o construtivismo prejudicou e auxiliou a alfabetização?
R: Ausência da técnica, ausência do método, ausência dos pré-requisitos usados nos métodos tradicionais, etc.
Nos permitiu saber que os passos de uma criança, em sua interação com a escrita, são dados numa direção que permite a ela descobrir que escrever é registrar sons e não coisas.
4. Aponte alguns cuidados que o professor deve ter na escolha de textos para trabalhar com os alunos, explicando como introduzi-los nas práticas pedagógicas.
R: Os textos devem ser ricos em conteúdos e ter uma seleção variada de gêneros.
5. Faça um resumo do texto O “bê-á-bá” vira vanguarda nos métodos de alfabetização, destacando as principais ideias.
R: A má alfabetização dos estudantes brasileiros causa fraco desempenho em avaliações internacionais, SEGUNDO O Professor João Batista de Araújo, ler é diferente de compreender. As pessoas não aprender ler porque a escola não ensina, é preciso buscar métodos eficazes de alfabetização. Ele defende um método bastante parecido com o antigo bê-á- pedagógicas.Explica que na decodificação é preciso que as crianças conheçam fonemas, aprendem o princípio alfabético e sejam apresentadas paulatinamente a cada um dos grafemas. Sugere a adoção de textos mais simples, com palavras passíveis de compreensão para criança, o educador acredita ser necessário da leitura.
No método Alfa e Beta, sua essência consiste em ensinar a decifrar o código alfabético de formas automáticas, aplicando o princípio fônico para decodificá-las, transformando sons e letras e vice-versa.
A produção e a compreensão do texto são as partes mais difíceis do processo de alfabetização. O entendimento de alfabetização é equivocado, confudem alfabetizar com compreender.
6. Você concorda com as críticas ao uso da cartilha? Justifique sua resposta (Mínimo de 10 linhas).
R: Sim concordo, pois esse método de ensino, acaba se tornando como mecânico, fazendo com que a criança ao entrar na escola tenha a obrigação de decorar tudo o que o professor fala, através da repetição e da copia, como se a criança não tenha nenhum conhecimento.
Fazendo assim com que a criança tenha somente a parte superficial da linguagem, assim essa mesma criança acaba ficando presa a cartilha, não conseguem escrever suas próprias frases e palavras á não ser aquelas contidas na própria cartilha.
Dificultando a interpretação e compreensão de textos, na parte da escrita, surgindo dúvidas em relação aos sons e no processo de esvrecer as palavras.
UNIDADE 4
ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Por que a produção da linguagem oral ou escrita não é considerada um processo natural?
R: Não é considerado um processo natural: é o resultado de um lento esforço de produção, dos homens, nesse sentido, sua apropriação também não é natural ou espontânea, dar-se-á, pois, pela inserção do aluno nessa realidade histórico-cultural, a partir da mediação do professor.
2. Registre, de forma resumida, o encaminhamento metodológico e os pressupostos teóricos apresentados no texto “Alfabetização”.
R:
3. Qual a relevância em introduzir práticas de alfabetização que envolvam o desenho, o nome e o texto?
R: O desenho é uma atividade necessária e importante no processo de alfabetização, deve haver atividades centradas no desenho; ilustrações de histórias contadas pelos alunos, desenhos livres, ilustrações de fatos acontecidos em casa, na sala de aula, representações de objetos, etc.
O nome constitui uma palavra texto, é um recurso valioso no envolvimento da criança e tem grande significação pra ela, nele esta contida toda história da criança com a aprendizagem da escrita, deve se trabalhar com os nomes em crachás, lista de chamadas, e repetições de nomes.
O texto é um recurso indispensável desde o início, a leitura será feita através do professor, que deverá ler muito para os alunos, desde bons livros de literatura, poesias, letras de músicas, até textos informativos e notícias de jornais.
4. Explique a importância da alfabetização na pré-escola a partir dos conteúdos básicos da oralidade e da linguagem escrita.
R: Através desses conteúdos a criança consegue expressar suas idéias, sentimentos, conhecimentos, interagindo com outras idéias e conhecimentos.
5. Argumente sobre a avaliação no processo de alfabetização, explicando por que é necessário superar o modelo tradicional.
R: Essa avaliação tem por si vários pontos a serem analisados, ser considerado como será o desempenho do aluno nos primeiros dias de aula, cada um tem sua capacidade de aprender, sendo assim não se pode avaliar em um todo, mas individualmente, também considera a prática pedagógica como será transmitido assim consegue verificar o aproveitamento do aluno.
6. O que você entende por:
a) Texto narrativo:
É um texto no qual é contado uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.
b) Texto informativo
É uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
c) Texto literário
É uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de formar a causar emoções no leitor.
UNIDADE 5
REFERÊNCIAS E TEXTOS VARIADOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. De acordo com a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada. Explique-as.
- pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
- silábica: interpreta a letra á sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada letra:
- silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas:
- alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
2. Liste as ideias principais do texto: “Jean Piaget – Da experiência nasce o conhecimento” e se posicione a respeito.
R: O conhecimento é construído na experiência, para Piaget o que permite a construção da autonomia moral é o estabelecimento da cooperação em vez da coação, e do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral, forma de racionar e de aprender da criança passa por estágios, é na relação com o meio que a criança se desenvolve.
3. Defina e exemplifique o conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky.
R: A distância entre aquilo que a criança sabe fazer sozinha( o desenvolvimento real) e o que é capaz de realizar com a ajuda de alguém mais experiente( o desenvolvimento potencial). Dessa forma, o que é zona de desenvolvimento proximal hoje vira nível de desenvolvimento real amanhã. O bom ensino portanto, é o que incide na zona proximal.
4. Discorra sobre as sete inteligências, pautando-se na teoria de Howard Gardner.
R: Lógico-matemática: capacidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas com lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada.
Linguística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.
Espacial: capacidade de reconhecer e manipular uma situação espacial ampla ou mais restrita. È importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores.
Físico-cinestésica: potencial de usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.
Interpessoal: capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e, consequentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
Intrapessoal: capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
Musical: aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões musicais.
5. Sintetize o texto de Paulo Freire “O importante é ler o mundo”.
...