Fundamentos Sociológicos Da Educação
Artigo: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guigacorea • 27/9/2014 • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 260 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
ALESSANDRO TAVARES - RA 5560122458
AMANDA E. DE OLIVEIRA - RA 4578916443
GILDA SILVA DOURADO - RA 4930924892
MÁRCIA MARIA BEZERRA SEBASTIÃO - RA 1299907948
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob a orientação do professor-tutor à distância Prof.ª Ludmilla Cristina Sauhi.
TABOÃO DA SERRA-SP
Sociologia da Educação e sua representação na sociedade
Este trabalho tem por finalidade nos mostrar a importância dos estudos sociológicos que define a educação em dois aspectos:
O primeiro aspecto como meio de socialização, de valores de normas e saberes que asseguram a integração social;
E o Segundo aspecto como meio de seleção social que deve contemplar, dentro da ordem e da harmonia, uma divisão do trabalho cada vez mais complexa.
Sociologia da educação.
Significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos. A Sociologia da Educação é a vertente da sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Èmille Durkeim, Karl Marx e Max Weber.A Sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, é um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.
A Sociologia contribui com a educação estudando os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais. A Sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, é um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
A Sociologia nos permite compreender o mundo em que vivemos e as várias formas pela qual os homens vivem em sociedade ou em grupos,e as conseqüências dessas relações no seu meio cultural e social.
A escola é uma das instituições que assume o papel de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o indivíduo.
Resumindo a educação foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
Contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual.
A sociologia nos permite entender melhor a nossa função enquanto educadores, e a importância do nosso trabalho dentro de uma sociedade.
Após estudos, discussões e análises, chegamos à conclusão que não há receitas prontas.
Citando Weber, “é uma ciência que se propõe a compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar seu desenvolvimento e seus efeitos “
Cada pessoa tem sua própria maneira de ver a sociedade, o que envolve valores e culturas diferentes.
Toda sociedade organiza-se à sua maneira, ou seja, possui um sistema cultural que determina padrões, com normas características que devem ser obedecidas e respeitadas tendo hábitos e costumes. Assim sendo, a sociologia tem o papel de estudar a dinâmica das sociedades.
Muitos estudiosos buscaram compreender essa dinâmica, a fim de transformá-la.
“Podemos então dizer que a sociologia é uma ciência que não estuda apenas os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.”
Através da sociologia buscamos interpretar como o homem se relaciona em sociedade e como isso influencia na transformação da mesma.
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
em mais uma vitima.
Esse trecho do filme trata de uma questão bastante conveniente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.
A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.
No filme, professores se deparam com uma situação bastante difícil, envolvendo alunos (adolescentes)
...