Fundamentos Sociológicos da Educação
Projeto de pesquisa: Fundamentos Sociológicos da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcellaejulia • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.183 Palavras (9 Páginas) • 236 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO ATIBAIA
PEDAGOGIA
Fundamentos Sociológicos da Educação
Orientador (a): Juliana Romacho de Campos
Atividades Praticas Supervisionadas apresentadas ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp, Pólo Atibaia, como requisito para a obtenção de média final para a disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação.
ATIBAIA – SP
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
SIGNIFICADO DA SOCIOLOGIA 5
CONTRIBUIÇÕES DE DURKHEIM E WEBER PARA EDUCAÇÃO 6
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTORICOS E CULTURAIS 7
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 8
IMAGENS E COMENTÁRIOS SOBRE EDUCAÇÃO 9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo listar e identificar os significados e contribuições da sociologia para a educação, seus teóricos, sua finalidade, seus vários ramos de atuação, mas, com enfoque na educação.
Dentro disso, abordaremos assuntos relacionados à Sociologia de Durkheim e outros pensadores.
Por fim traz comentários e mostra a docência no cotidiano.
Significado de Sociologia
A Sociologia é a ciências que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas, que estuda relações de formalidades presentes na vida e na sociedade.
A Sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
Dentro das ciências sociais, existe a sociologia geral e as sociologias especiais. A Sociologia geral trata-se de assuntos sociais em geral, e a Sociologia especial, especializa-se em estudos mais específicos, por exemplo: Sociologia do conhecimento, Sociologia das organizações, Sociologia da religião, enfim, diversas Sociologias que se dedicam a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações no mundo que habitamos.
Para a educação, a sociologia é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional.
A sociologia da educação vem mudar a visão da sociedade em relação às classes sociais, permitindo ao novo pensador, rever seus pré-conceitos em relação às determinadas camadas da sociedade, proporcionando aos estudantes uma consciência social e ecológica.
A Sociologia abrange também, estudo dos processos e das influencias sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influencias exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.
Conforme os parâmetros curriculares nacionais, os conhecimentos sociológicos permitem uma discussão acurada de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não pode ser reduzida a dimensão socioeconômica de classes sociais, assim como das formas como ambas se retro-alimentam.
A Sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influencia da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
A violência cotidiana aparece no desrespeito ao outro. O cotidiano escolar e marcado pela violência verbal que aparece como exclusão e indiferença ao outro a violência no espaço escolar é praticada também por jovem de classe media ou alta.
Nas escolas a violência esta aumentando não somente no ponto de quantitativo como também qualitativo. Os tipos de violência assinalados por eles como estando presente no dia a dia são as ameaças com adultos menos freqüentes, as a pressões físicas também estão presentes.
Contribuições de Durkheim e Weber para a educação
Os fatos sociais possuem três características essenciais: generalidade – é geral, ou seja, está no âmbito de toda a sociedade independente da vontade individual que possa ter o individuo; exterioridade – eles são exteriores a consciência individual das pessoas, independente das manifestações que ele possa fazer; coercitividade – ele mantém uma relação de coerção exterior sobre a consciência individual.
Para Durkheim considera a moral como o mais importante de todos os fatos sociais, para ele, a moral é a base para todo o comportamento da sociedade, é ela que sistematiza e dita às regras, ou seja, ela funciona como um sistema de normas de conduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas circunstancia.
Para Durkheim, a educação tem a função fundamental de manutenção das estruturas da sociedade. Segundo ele, “a educação não é, pois para a sociedade, serão o meio pela qual ela prepara no intimo das crianças as condições essenciais da própria existência’. DURKHEIM, Émille. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
Outro ponto da teoria de Durkheim que se aproxima das discussões educacionais é o seu conceito de consciência, o qual ele divide em individual e coletiva. Por consciência coletiva ele afirma que é o “conjunto de crenças e de sentimentos comuns a media dos membros de uma mesma sociedade e que forma um sistema determinado que tenha vida própria”. “As maneiras de agir, pensar e sentir da coletividade”.
Podemos concluir que a escola é uma das principais instituições como libertadora da consciência coletiva para o desenvolvimento
...