Fundamentos Sociológicos da Educação
Projeto de pesquisa: Fundamentos Sociológicos da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninyta • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
MAYENE CRISTINE DOS SANTOS ALMEIDA DA CRUZ – RA: 6577317985
ROSENILDA MARIA DA SILVA – RA: 6659394071
TAIRINY CARVALHO CHIMENES – RA: 7075542557
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
entregue como requisito para conclusão
da disciplina “Fundamentos sociológicos da Educação”, sob orientação do
professor-tutor à distância Maria Clotilde Bastos.
São Paulo, 2014
.
SUMÁRIO
1. Introdução ------------------------------------------------------------------------------------- 1
2. Objetivo ------------------------------------------------------------------------------------- 1
3. Etapa I: Concepções da Sociologia da Educação ----------------------------------------- 2 e 3
4. Etapa II:
4.1. Aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Culturais ------------------------------------ 3
4.2. Argumentos em relação às questões: ensino, cultura e sociedade -------------- 4 e 5
4.3. Contribuição da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual ----- 6
5. Etapa III:
Problematização das situações cotidianas escolares em que a
sociologia pode ser empregada ------------------------------------------------------------- 6 e 7
6. Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------- 8
7. Bibliografia --------------------------------------------------------------------------------- 9
1. INTRODUÇÃO
A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio educacional, e têm como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação; também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas.
A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões.
A Sociologia da Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuadas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e campo do conhecimento dedica-se também à análise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir nos resultados escolares.
É então que se percebe mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso por que estes diferentes fatores tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados. Assim sendo, tudo isso é também. Matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação.
Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si só o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural; dos modos de vida; das ideologias; na formação para o trabalho; preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.
2. OBJETIVO
Realizar um trabalho acadêmico para a disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação da FAC através de um relatório sobre a temática Sociologia da Educação e sua representação na sociedade.
3. ETAPA I: CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve herança social, política, econômica e cultural, perceber a relação entre Sociologia e Pedagogia. Analisar o pensamento de Auguste Comte e Émile Durkheim. Entender o Positivismo de Auguste Comte. Refletir sobre a visão de escola de Émile Durkheim. Educação é exterior ao indivíduo. Não cabe a ele decidir se quer ser educado conforme o padrão social. Isso já está definido antes mesmo de seu nascimento. A educação tem um aspecto geral, não é um fato isolado. O fato social é como um material a ser disposto sobre uma mesa. O cientista o avalia sob diferentes perspectivas, procura desvendar os detalhes. Este olhar deve ser livre de todas as concepções e opiniões próprias.
Duas contribuições podem ser destacadas nesse contexto. Uma primeira é aquela por que têm passado os estudos da NSE. Essa corrente de análise, centrada na sociologia do currículo, vem desenvolvendo importantes estudos nos Estados Unidos, principalmente com autores como Apple (1978) e Giroux (1983), e em França com Tanguy (1983) e Forquin (1984). E uma segunda, que se refere à teoria da violência simbólica e da função política do sistema de ensino, elaborada por Bourdieu, que, sem dúvida, representa o enfoque neo weberiano mais original dessa disciplina, na atualidade. Bourdieu consegue integrar diferentes
...