TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da gestão e foco em tarefas

Projeto de pesquisa: Fundamentos da gestão e foco em tarefas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  8.810 Palavras (36 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 36

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ETAPA 1

Aula tema: Fundamentos da Administração e Ênfase nas Tarefas

PASSO 1

INTRODUÇÃO

Este Trabalho, tem como objetivo a compreensão do surgimento das Teorias da Administração como resultado de eventos sociais, que vem evoluindo com o passar dos anos juntamente com os seres humanos. A identificação dos problemas enfrentados anteriormente pelas empresas e as propostas iniciais que buscaram solucionar esses problemas, também é um principais objetivos a serem desenvolvidos durante este trabalho, pois cada teoria foi criada com o intuito de resolver os problemas encontrados numa determinada época.

A percepção da importância da Teoria da Administração como ferramenta destinada à solução de problemas anteriores, é um dos princípios para que possamos entender o surgimento de uma nova fase do conhecimento administrativo, assim como sua evolução natural, originada pelos problemas enfrentados pelas empresas no passado.

O surgimento de novas propostas com o intuito de solucionar esses problemas, e o reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente, juntamente com a intensa evolução tecnológica, também é uma das questões a serem estudadas.

Um dos principais pontos desse trabalho, é a assimilação de que o dinamismo do contexto empresarial levaram e continuam levando as Teorias da Administração, a um constante desenvolvimento de propostas, adequadas aos novos problemas existentes, onde o ambiente empresarial vem se tornando cada vez mais complexo, o que faz com que o administrador exerça diversos papéis e funções nas organizações. Outro ponto essencial a ser estudado, é o reconhecimento pelas empresas do principal recurso organizacional dos dias atuais: pessoas.

Veremos também, que os elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas, e a maneira como as bases das politicas estratégicas são estabelecidas, mas para que possamos compreender de uma melhor maneira como ocorreu essa evolução, precisamos ter um maior conhecimento sobre a história da sociedade.

PASSO 2:

DESENVOLVIMENTO

Todos os seres humanos possuem habilidades, algumas são natas e serão desenvolvidas de maneira natural e própria, outras adquiridas devido a estímulos, motivação e necessidades que surgem ao longo de sua vida.

Mesmo sem ter os conhecimentos necessários, os homens da idade média, já praticavam o ato de administrar para manter sua sobrevivência.

A administração moderna surgiu devido às consequências da Revolução Industrial no século XIX, onde foram criados novos métodos de produção, o que antes era produzido de maneira artesanal, passou a ser fabricado ou confeccionado por máquinas e equipamentos, o que acabou exigindo pessoas qualificadas para o trabalho. O que fazia com que esses novos meios de produção crescesse, era a necessidade de se criar novos produtos e serviços que atendessem as necessidades da população e acompanhassem a evolução social. Isso gerou a necessidade de se criar novos meios ou modos de administrar, pois a Revolução Industrial ocasionou:

• Crescimento acelerado, gerando desorganização nas empresas, que começaram a ter uma necessidade cada vez maior de se ter uma administração científica capacitada, podendo assim substituir o empirismo e a improvisação;

• O aumento crescente da concorrência e a intensa competição do mercado, gerando a necessidade de um aumento na produtividade, ou seja, uma produção em massa, o que exigia, uma maior eficiência.

• O aparecimento de novas tecnologias, fazendo com que novas invenções fossem criadas e inovações sociais e técnicas fossem feitas.

• A concentração de capital, que ocasionou o aparecimento de grandes fábricas, que empregavam muitas pessoas, que possuíam somente a força física a oferecer a quem lhes dessem emprego.

A dificuldade em lidar e controlar as variáveis econômicas, sociais e demográficas, de maneira eficiente, mantendo a lucratividade, fizeram com que muitos estudiosos e profissionais da área, começassem a estudar possibilidades de se manter a organização e o controle dos empregados. A abertura do mercado, faz com que a procura de novas formas de administrar se torne necessária, visando a adaptação às novas necessidades encontradas, podendo dessa maneira manter a empresa competitiva no mercado.

Frederick Taylor, foi o primeiro a desenvolver uma teoria administrativa. Numa época em que cada empregado executava suas funções do modo que ele mesmo achava correto, trabalhando individualmente, Frederick Taylor, enfatizou as tarefas, introduzindo a padronização do modo de execução das atividades dentro da empresa, com o intuito de diminuir o desperdício e prejuízos ocasionados com essa forma de trabalho, alcançando uma maior eficiência.

Thaylor, utilizava-se da mensuração e da observação, para medir e controlar o tempo e o movimento das tarefas a serem executadas, para desenvolver novas técnicas, onde os empregados deixavam de fazer as tarefas da sua maneira, e começavam a executar suas atividades com o auxilio de ferramentas e utensílios de uma forma padronizada e planejada, sendo supervisionada e controlada em todas as etapas do processo de produção.

Essa padronização, fez com que os custos com a produção fossem reduzidos, aumentando a produção e possibilitando, a redução do preço dos produtos, o que fez com que eles se tornassem mais acessíveis para a compra.

Henry Ford, foi um dos seguidores de Taylor, e soube utilizar muito bem essas novas técnicas na fabricação de seus automóveis. Ele conseguiu através da implantação desses novos conceitos, aumentar a sua produtividade, mantendo a qualidade. Isso fez com que os custos de produção fossem reduzidos e consequentemente o preço dos seus produtos, fazendo com que eles se tornassem mais acessíveis para as pessoas que não tinham um grande poder aquisitivo. Essas técnicas também fizeram com que Ford conseguisse diminuir a carga horária dos funcionários aumentando também os seus salários.

Thaylor e seus seguidores baseavam-se no controle da atividade humana e na sua racionalização, procurando alcançar uma produtividade cada vez maior. Com esse propósito, a Administração Científica passou a se concentrar na tecnologia da produção em massa, que tem como princípios: a padronização, racionalização do trabalho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com