Fundamentos de Gestão
Tese: Fundamentos de Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anderson420 • 26/9/2014 • Tese • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 180 Visualizações
Os Fundamentos da Administração: O que é administração de empresas; as empresas; o administrador; o contexto em que as empresas operam.
A administração consiste em tomar decisões, planejar, organizar, controlar e direcionar, todos os esforços necessários de uma organização para o comprimento de um objetivo específico. Sendo assim o administrador tem que desenvolver as competências e habilidades necessárias para tal desafio de administrar uma organização. O administrador tem que ter as competências necessárias para atingir resultados, ou seja, alcançar objetivos pré-estabelecidos, sendo elas: o conhecimento, as habilidades especificas de sua área de atuação, saber analisar cada situação no ambiente em que esta envolvido, levantando dados e informações para a tomada de decisões sábias e ter atitude, ou seja, saber fazer acontecer.
Através dessas competências é possível o administrador desenvolver as três habilidades necessárias, para uma gestão eficiente, são elas:
Habilidades técnicas: consiste em saber utilizar o conhecimento e as ferramentas necessárias para a realização de alguma tarefa ou projeto
Habilidades Humanas: É saber trabalhar com as pessoas, procurando entende-las, educa-las, direciona-las e motiva-las continuamente. Essa habilidade é muito importante, pois sem ela o gestor nada poderá fazer.
Habilidades Conceituais: É saber desenvolver ideias, valores e plano de ação, assim desenhando o caminho aonde se quer chegar, pensando no futuro da organização, além da capacidade de diagnosticar, ou seja, resolver os problemas, e ter uma visão de futuro.
Essas habilidades são imprescindíveis a todo gestor de sucesso, pois através delas que é possível chegar ao objetivo da organização.
Conceito de empresa, de gestor e de empresário.
São muitos os conceitos para empresa, que apresentam como uma unidade socioeconômica, formada por elementos humanos e tecnológicos, com a finalidade de atingir um objetivo especifico.
Cassarro (1999) a empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.
Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviço.
Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros.
O empresário segundo o código civil artigo 966, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Ou seja, o empresário é aquele que é dono do negócio.
Já o gestor é o responsável por gerir uma determinada área da empresa, estando assim comprometido com o planejamento e definições de objetivos e metas a serem alcançado, em outras palavras o gestor é essencial para o bom funcionamento de uma organização.
Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objectivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direcção e do controlo, afim de atingir os referidos objectivos.
As empresas como sistema aberto.
Sistema abertos, são aqueles que interagem como ambiente externo. Uma empresa pode ser definida como um sistema aberto, pois elas sofrem influencias do mundo exterior, tais como politicas econômicas, a as variáveis sócias, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal, ou seja, a empresa e influenciada pela legislação vigente e tributação.
As empresas estão sempre sobre influência do ambiente externo, pois ela tem que esta voltada para as necessidades de seus clientes, tem que ter um compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, além de serem influenciadas pelas politicas e legislação vigente em seu local de atuação.
Missão visão e valores.
As diretrizes empresarias conhecidas por missão, visão e valores, devem serem bem definas no inicio do negocio para que tal não venha falência. Por isso e muito importante o empreendedor pesquisar o mercado em qual será inserido o seu negocio e assim definir suas diretrizes.
As diretrizes empresarias resumidamente são:
Missão: É o detalhamento da razão da criação da empresa, ou seja, o porquê dela existir.
Visão: É a visão de futuro da empresa, ou seja, e onde ela se enxerga no futuro.
Valores: São as crenças e atitudes que dão personalidade a empresa, definindo assim uma ética para a atuação das pessoas dentro do ambiente em que estão inseridos.
O contexto de como a empresa operam e habilidades de gestão do grupo.
As empresas em que os integrantes do grupo atuam, estão cada vez mais voltadas para o ambiente interno e externo, ou seja, estão se preocupando cada vez mais com seus colaboradores, incentivando e os treinando para que possam da o melhor de si, através disto é possível oferecer um serviço/produto de qualidade para seus clientes, visando sempre à satisfação.
Cada integrante do grupo atua em uma área diferente, sendo assim cada integrante desenvolve habilidades e competências especificas da área de atuação, para melhor administrar e alcançar os objetivos e metas designadas pela empresa.
Missão Visão e valores da empresa B.O.N.I.T.A Ltda.
Após estudarmos o ambiente em qual a empresa B.O.N.I.T.A está inserida foi possível criar as diretrizes empresarias que são:
Missão: Oferecer produtos/ serviços de qualidade, contribuir com a autoestima das pessoas, fazendo com elas fiquem por demostrar sua beleza.
Visão: Ser reconhecida em todo o território brasileiro pela qualidade dos serviços e produtos
...