TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e funções de administração

Projeto de pesquisa: Fundamentos e funções de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Neste trabalho, abordaremos assuntos referentes aos fundamentos da Administração, onde as bases foram as apostila e as matérias dadas pela professora Fernanda, além de pesquisas em sites como Wikipédia e Guia do estudante. Com o objetivo de mostrar os conhecimentos adquiridos.

Fundamentos e Funções da Administração

A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto dos seus membros. Significa direção ou tendência à subordinação, ou seja, alguém que realiza uma função abaixo do comando de outro, ou que presta um serviço a outro.

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, analisar e a cumprir as metas da organização. São pessoas que supervisionam as atividades de outras, sendo também responsáveis em garantir que as organizações alcancem os objetivos pretendidos. Em outras palavras realizam tarefas por meio de outras pessoas.

Vivemos em um mundo onde o foco se concentra na palavra ADMINISTRAÇÃO, pois em uma empresa você tende a desenvolver e executar várias funções, como por exemplo, cuidar das operações, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, matérias e financeiros, até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

“Todo administrador busca obter resultados, mas sem a teoria adequada para chegar lá, será apenas palpiteiro ou um chutador às cegas”.

A teoria e multível, pois pode ser modificada de acordo com a necessidade e o conhecimento que o administrador tenha para que um trabalho seja executado com excelência, ou seja, a teoria é o ponto de partida para se chegar a patamares elevados, portanto, inovar.

Já a prática é aplicada e transformada de acordo com o trabalho a ser realizado.

A relação entre teoria e prática é sinérgica, ou seja, uma potencializa a outra.

Os papéis dos Administradores

No final da década de 60, Henry Mintzberg, realizou uma pesquisa que identificou diferentes papéis desempenhados por um administrador. Essa pesquisa revelou que os gestores possuem 10 diferentes papéis, que foram reunidos em 3 grupos.

Papéis interpessoais: Simboliza liderança, é necessário representar a organização em cerimônias, solenidades.

•Líder: responsabilidade de orientar e motivar a equipe.

•Elemento ligação: manter uma rede externa de contatos que lhe forneça informações (Networking estratégico)

Papéis Informacionais:

•Monitor: monitora o ambiente das organizações em busca de informações.

•Disseminador: transmite informações recebidas de colaboradores para dos demais membros da organização.

•Porta voz: transmite informações relacionadas com planos políticos, como entrevistas a mídia, participação em reuniões de acionista.

Papéis Decisórios: papel relacionado com processos de decisões nas organizações.

•Empreendedor: busca oportunidades de mudanças por meio de projetos.

•Gestor de conflitos: responsável por correção, resolução de conflitos de subordinados e crises na empresa.

•Alocador de recursos: decide como os recursos devem ser utilizados ( os humanos e os financeiros).

•Negociador: representa a empresa em negociações importantes, seja com sindicato, cliente e fornecedores).

Habilidades necessárias em um administrador

Habilidades técnicas: capacidade de aplicação de conhecimentos ou habilidades específicas. Estas habilidades são adquiridas durante a formação e, principalmente, no exercício da profissão.

Habilidades humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, obtendo o máximo tanto individualmente como no trabalho em equipe. Não basta conhecer: tem que saber ouvir, entender as necessidades, saber administrar conflitos.

Habilidades conceituais: capacidade cognitiva para análise de informações e diagnósticos de situações complexas. São essenciais para os processos decisórios e para a busca de inovação.

Diagnóstico organizacional

Consiste na primeira etapa de um processo de consultoria ou assistência e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.

Portanto o diagnóstico organizacional é um embasamento teórico.

Exemplo: Quando um paciente vai ao médico,o médico realiza o diagnóstico do paciente, neste diagnóstico pergunta ao paciente quais são os sintomas entre muitas outras informações Se o paciente queixa-se de dor no joelho Por exemplo, o diagnóstico seria um rompimento de um tendão, pois o médico teria feito um levantamento das informações que colheu de seu paciente.

A metodologia proposta para o tratamento, já não faz mais parte do diagnóstico, faz parte da consultoria, que é a parte que o médico cobra.

Diferença entre eficiência e eficácia

Eficiencia é fazer certo, é o meio para atingir um resultado; é a atividade, ou aquilo que se faz. Preocupado com os meios, tudo certinho. Está dentro da empresa.

Eficacia: é a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faça, isto é, a sua missão. Preocupado com os resultados, objetivos a serem alcançados, está fora da empresa. Preocupado com os lucros.

Revolução Industrial

Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato, houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com