TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MARKETING

Artigos Científicos: GESTÃO DE MARKETING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Teste

Atividade 1

• Pergunta 1

Partindo da sentença “Identificar desejos e necessidades, e oferecer a satisfação a eles, de forma que a empresa obtenha lucro. Enfim, o Marketing gerencia a Demanda”. É possível afirmar que:

Resposta

Resposta Correta: a.

Desejos e necessidades não são a mesma coisa.

Feedback da resposta: Desejos e necessidades não são a mesma coisa. Necessidades podem, grosso modo, ser tipificadas como tudo o que o ser humano precisa para viver, e se faltar, ou morrerá – como no caso da água – ou não viverá nada bem – como no caso do status. Já os desejos são as carências por satisfações específicas. Diferentemente da necessidade, é pouco provável que alguém morra por não ter suprido seu desejo por chocolate, exceto se este desejo for, na verdade, uma necessidade, e se não existir qualquer outro tipo de alimento sobre a face da terra para suprir tal necessidade. Sendo assim, necessidade e desejos não são a mesma coisa.

• Pergunta 2

A tarefa de marketing denominada demarketing consiste em encontrar meios de reduzir a demanda, temporária ou permanentemente. Qual estado de demanda é esta afirmação?

Resposta

Resposta Correta: a.

Demanda excessiva.

Feedback da resposta: Demanda excessiva. Algumas empresas possuem nível de demanda maior do que podem ou desejam suportar. A tarefa de marketing denominada demarketing consiste em encontrar meios de reduzir a demanda, temporária ou permanentemente. O demarketing geral procura desestimular a demanda total e, para isso, toma atitudes como aumentar preços e reduzir promoções e serviços. O demarketing seletivo consiste em tentar reduzir a demanda advinda de parcelas de mercado menos lucrativas e que necessitam do mesmo produto.

• Pergunta 3

Na propaganda dos carros JAC, o apresentador Fausto Silva lista as qualidades do veículo e destaca o “design italiano” dos automóveis, mas não faz nenhuma menção à origem chinesa da montadora. A descrição que o diretor de marketing Humberto De Biase faz da Lenovo – “somos uma empresa mundial” – vai pelo mesmo caminho e evidencia o desafio de imagem que as marcas “made in China” enfrentam ao vender produtos que têm atributos que vão além do preço competitivo.

A Lenovo sabe, e o mercado concorda, que é difícil tirar da cabeça do consumidor a impressão de qualidade duvidosa que acompanha produtos chineses – daí a tentativa de se afastar dessa categoria.

SCHELLER, Fernando. O desafio de imagem do produto chinês. O Estado de S. Paulo. Caderno Negócios, 11 de fevereiro de 2013, p. N4.

O trecho acima ilustra a preocupação da chinesa Lenovo com a imagem de seus produtos e mostra de que forma a empresa espera conquistar o mercado brasileiro de tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com