GESTÃO DE QUALIDADE
Artigos Científicos: GESTÃO DE QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliveij7 • 5/10/2014 • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 2
História da Qualidade 3
Evolução da Qualidade 5
Perspectiva Estratégica da Qualidade 6
Abordagens da Qualidade 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
INTRODUÇÃO
Hoje a qualidade é o tema mais difundido dentro das organizações que querem o reconhecimento do mercado de bens de consumo, ela pode possuir vários significados em nosso cotidiano, mas o mais utilizado é aquilo que é indispensável dentro de um processo e o faz se distinguir de outros procedimentos da mesma categoria pela sua excelência. Nesta atividade será feita uma breve passagem pela sua história como surgiu e os caminhos que ela percorreu desde o século XVIII.
HISTÓRIA DA QUALIDADE
A qualidade surgiu em meio a revolução industrial no século XVIII a partir da fabricação dos produtos em serie, com a segunda guerra mundial ouve a necessidade de ter os chamados inspectores de qualidade que verificavam as peças de acordo com as especificações do cliente, pois naquela epoca já existia a preocupação com a qualidade de produtos e serviços nos EUA.
Já no Japão que acabava de ser devastado em guerra, se agarrou em termos que ajudavam na qualidade do produtos, apoiaram grandes ideias, pois estavam individados e precisavam exportar para outros paises para sanar suas necessidades, foi então que passaram a utilizar as vantagens que já possuam culturalmente como educação e disciplina, assim passaram a produzir produtos de qualidade e vendendo por um preço menor ou igual sobressaindo aos EUA.
Para atingir resultados mais satisfatórios começaram a eliminar tudo que não agregasse valor ao produto, acabar com desperdicios de insumos, defeitos e falhas, otimizaram o tempo de fabricação, refugos e tudo que atrapalhe na garantia da qualidade. Portanto Em 1946 surgiu a JUSE (União dos Cientista e Engenheiros Japoneses ) fundada inicialmente por W. E. Deming, Shewhart, Kaoru Ishikawa e Joseph M. Juran , tinha como foco evitar que os defeitos ocorressem ao inves de somente indentifica-los, buscando o “defeito zero”.
O engenheiro e o socilogo Edward Deming e Joseph Juran, acreditavam que a reforma de mercado seria através da qualidade, apostaram em ideias que defendiam os consumidores, diziam que os fabricantes tinham a obrigação de poroduzir produtos de qualidade e troca-los para os consumidores caso houvesse algum defeito (o direito da troca), isso imcomodava os donos de empresas pois ate então suas mercadorias podiam sair para o mercado de qualquer forma, pois não haveria forma de devolução ou exigencia, quando apostaram suas melhorias no setor da industria o Japão foi o país que melhor recepcionou os conceitos e assim garantiu a liderança.
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
Segundo David Garvin a qualidade foi dividida em quatro importantes momentos, que são Inspeção, Controle Estatístico da Qualidade, Garantia da qualidade e Gestão da Qualidade. As principais informações de cada uma delas são:
INSPEÇÃO: Tem como foco a uniformidade do produto utilizando instrumentos de medição, esta prática é realizada pelo departamento de inspeção.
CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE: Nesta fase da história as empresas buscavam o mesmo padrão nos produtos sem necessitar do departamento de inspeção afim de, mostrar através de ferramentas de estatística que é possível a melhoria nas peças fabricadas observando o que mais se encontra como falhas.
GARANTIA DA QUALIDADE: Como o próprio nome já diz garantia, neste período da Qualidade tudo deve ser feito com o máximo de precisão e nos seus mínimos detalhes. Todo o planejamento do projeto é efetuado por todos os departamentos e deixa de ser uma obrigação da produção para ser uma responsabilidade de todas as áreas da organização, junto com a era da informatização que facilita as atividades com programas e sistemas de alta eficiência.
GESTÃO TOTAL DA QUALIDADE: A última e mais utilizada teoria da qualidade, tem como objetivo se diferenciar da concorrência, levando em consideração que todas as empresas já possuem o mesmo nível de qualidade em seus produtos elas utilizam estratégias de mercado que atenda as necessidades do cliente em potencial.
ABORDAGENS DA QUALIDADE
De acordo com vários estudiosos a qualidade pode ser abordada de várias formas, mas 5 delas são as mais utilizadas, que são:
TRANSCEDENTAL: Este tipo de visão trata a qualidade como sinônimo de excelência absoluta e reconhecida universalmente, porém não há muita orientação prática de como aplica-la e sim o sentimento de como pratica-la.
...