GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Trabalho Universitário: GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zinie • 16/3/2015 • 9.944 Palavras (40 Páginas) • 253 Visualizações
RESUMO
O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas.
As perguntas feitas são: qual educação, qual escola, qual gestão, qual professor e qual aluno serão necessários para obter efetivamente uma educação de qualidade?
Esse trabalho busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tirando conseqüências desse processo e apontando o que poderá permanecer da educação presente por um determinado tempo, indicando melhorias através da fundamentação teórica para a educação do futuro, procurando demonstrar o trabalho no resgate da instituição escolar.
.
Palavras–chave: Desenvolvimento do país; qualidade da educação; instituição escolar; educação do futuro.
ABSTRACT
Knowledge has presence guaranteed in any projection that is made of the future. So there is a consensus that development of a country depends on the quality of their education. In this context, the prospects for education are optimistic.
The question I would ask is: which education, which school, which pupils, which teachers will be needed to effectively obtain a quality education?
This work aims to understand education in the context of globalization and information age, taking consequences of this process and pointing out what may remain of this education for a certain time, indicating improvements
through the theoretical foundation for the future of education, seeking to demonstrate the work the redemption of the school.
Key -words: Development of the country, quality education, educational institution, the future of education.
SUMÁRIO
Introdução 09
Capítulo I - Um passado sempre presente 11
1.1 - A educação tradicional 11
1.2 - As novas tecnologias 12
1.3 - Educação popular 12 1.4 - Desenvolvendo competências 14
Capítulo II - A Universalização da Educação Básica 15
2.1 - Sociedade da Informação e Educação 15
2.2 - O resgate através da informação 18
2.3 - Para pensar a educação do futuro 20
2.4 - Educação formal e informal 22
Capítulo III - O princípio da auto-gestão e a crítica do cooperativismo
tradicional 24
3.1 - A importância da prática da convivência 25
3.2 - O momento teórico de reflexão da prática 26
3.3 - A vivencia do conceito cooperação e as mudanças nos alunos 27
3.4 - Educação e Democracia 29
3.5 - Educação e Sociedade 29
Capitulo IV – Gestão Democrática e Participativa 31
4.1 – A Democracia se constrói mediante articulação entre
direitos e deveres. 31
4.2 – A participação demanda orientação e competência 33
4.3 – A liderança: um componente especial da gestão democrática 34
4.4 – O exercício da liderança compartilhada e co-liderança 37
4.5 – Integração escola comunidade 38
4.6 – A ação do diretor na construção de uma escola e
educação democrática. 40
Conclusão 41
Bibliografias 43
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo a educação atribui à escola uma função progressista, com capacidades de ser um importante fator de mudanças sociais.
Com isso, a discussão sobre a qualidade do ensino está historicamente identificada com a luta dos educadores progressistas por uma escola mais humana e democrática.
Dessa forma analisa-se que a educação é uma ação um quanto que complexa, pois educa o homem para a sua alienação ou emancipação.
Nesse sentido, entende-se que a educação disciplina o indivíduo, portanto o uso de sua razão o diferencia dos animais, além da cultura acumulada e transmitida de geração em geração. A disciplina torna o homem menos natural no processo de humanização, mas a instrução educacional acerca de sua essência os transforma num ser com capacidade de pensar e agir sobre o mundo material.
Para tanto, vê-se que a educação tem como instrumento a pedagogia, ciência da educação, do ensinar. Sendo assim, toda pedagogia deverá estar alicerçada e engajada numa concepção de sociedade e política, na qual o papel do educador seria de provocar situações acerca de uma realidade para que o educando compreenda criticamente o seu contexto social, podendo assim
...