Gastroenterite Infantil
Trabalho Universitário: Gastroenterite Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veronicas • 19/8/2014 • 1.761 Palavras (8 Páginas) • 402 Visualizações
Gastroenterite infantil
(infecção do estômago e dos intestinos)
Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, enquanto que a dos intestinos se conhece como enterite. Quando são ambos órgãos afetados, produz-se uma gastroenterite, que é a irritação e inflamação do conjunto do trato digestivo.
Causas da gastroenterite em crianças e bebês
É causada por uma infecção vírica, que se transmite com facilidade de uma pessoa a outra por contato individual, sem mediação de alimentos nem bebidas. As bebidas e os alimentos contaminados por micróbios também podem produzir gastroenterite, assim como alimentos alérgicos como mariscos, os ovos, ou a carne de porco. Outra causa possível dessa doença é a alteração flora bacteriana natural do trato digestivo. Também os antibióticos podem ter um efeito parecido, já que atuam sobre a população bacteriana intestinal, alterando seu equilíbrio natural. A gastroenterite desaparece normalmente passados 2 a 5 dias..
Sinais e sintomas:
A criança poderá sentir cólicas ou dores abdominais (dores de barriga), diarreia, náuseas e vómitos. Poderá ter febre, sentir-se fraca e ter falta de apetite. As fezes líquidas (diarreia) e os vómitos podem fazer com que a criança perca bastantes líquidos do corpo. Esta situação é designada por desidratação e pode provocar problemas graves.
Sintomas preocupantes:
Verificar a presença de sangue na diarreia ou no vomito da criança. A criança não estiver bebendo líquidos suficientes e apresentar sinais de desidratação. Os sinais de desidratação são os olhos encovados, menor quantidade de urina, ausência de lágrimas durante o choro. Outros sinais de perda de fluídos são a boca seca, uma sonolência ou nervosismo anormais, ou a sensação de estar com bastante sede.
A criança não urinar há mais de 4 horas.
A criança tiver uma temperatura retal superior a 40º C
Como se Diagnostica:
Habitualmente não são necessários quaisquer testes, apenas a observação da criança pelo médico. No entanto, poderá ser necessário a criança efectuar um ou mais dos testes seguintes de forma a ajudar os médicos a planejar o tratamento a dar à criança.
•
Análises sanguíneas: Poderá ser necessário tirar sangue para serem realizados testes. O sangue pode ser retirado de uma veia na mão, do braço ou da dobra do cotovelo. O sangue da criança é testado para verificar de que modo o seu corpo está a lidar com a doença. A criança poderá ter de tirar sangue mais do que uma vez.
•
Pesagem diária: A criança poderá ser pesada todos os dias à mesma hora. Os médicos farão uma comparação do peso diariamente. Esta pesagem ajuda os médicos a verificarem que quantidade de fluído corporal a criança tem. Quando a criança perder demasiado líquido corporal poderá ficar desidratada. Se a criança tiver fluído corporal em excesso, poderá sentir dificuldades em respirar e ficar com os tornozelos inchados. O corpo da criança não conseguirá funcionar correctamente se tiver fluído em excesso ou falta de fluído.
•
Balanço hidríco: Os médicos poderão necessitar de saber a quantidade de líquidos que a criança está a ingerir. Poderão também querer saber com que regularidade está a urinar. Quando
for permitido à criança, encoraje-a a beber muita água todos os dias. Ou siga o conselho do médico se a criança tiver de limitar a quantidade de líquidos a beber. Se a criança estiver a seguir um tratamento do tipo referido na alínea anterior, indique ao médico a quantidade de líquidos ingerida. Pergunte ao médico se não há problema em descarregar o autoclismo e desprezar a urina da criança pelo sanitario abaixo. Deverá também perguntar ao médico se será necessário guardar as fraldas da criança.
•
Oxímetro de pulso: Esta é uma máquina que lhe especifica a quantidade de oxigénio presente no sangue da criança. Um cordão com uma pinça ou uma faixa adesiva é colocado no sua orelha, dedo da mão ou dedo do pé. A outra extremidade do cabo é ligada a uma máquina. Os médicos utilizam esta máquina para verificar se a criança necessita de mais oxigénio.
•
Sinais vitais: Inclui a medição da temperatura, da pressão arterial, do pulso (contagem dos batimentos cardíacos), e dos ciclos respiratórios (contagem das respirações) da criança. Para medir a pressão arterial da criança, é colocada uma braçadeira no braço, a qual é apertada. A braçadeira está ligada a uma máquina que lhe fornecerá a leitura da pressão arterial. Os médicos poderão auscultar o coração e os pulmões da criança utilizando um estetoscópio). Os sinais vitais da criança são medidos para que os médicos vejam em que condições se encontra. A medição dos sinais vitais não tem associado nenhum tipo de dor.
Cuidados a ter:
Para evitar a disseminação dos germes, os familiares deverão lavar sempre as mãos depois de utilizarem a casa de banho. Todos os membros da família deverão igualmente lavar as mãos antes de tocar em alimentos e antes de comer.
Mantenha uma lista escrita dos medicamentos que a criança está a tomar, das alturas em que os está a tomar e das razões pelas quais os está a tomar. Leve sempre consigo a lista dos medicamentos ou os frascos dos medicamentos quando tiver consultas com os médicos da criança. Peça ao médico mais informações sobre os medicamentos. Não dê à criança nenhum medicamento sem antes falar sobre ele com o médico.
Dê sempre os medicamentos à criança da forma prescrita pelos médicos. Contacte o médico da criança se achar que os medicamentos não estão a ajudar ou se a criança sentir efeitos secundários. Não deixe de dar os medicamentos à criança antes de falar com o médico.
Se a gastroenterite for provocada por uma infecção bacteriana, a criança necessitará de tomar antibióticos. Dê os antibióticos até terminarem mesmo que a criança já se sinta melhor.
Não
...