Gastronomia Do Chile
Casos: Gastronomia Do Chile. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ceicacosta3 • 22/9/2014 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 385 Visualizações
TRABALHO
Cozinha Asiática e Americana
CHILE
Professor: André Melo de Athaíde
Aluna: Maria da Conceição Costa Hilst
Histórico do País
Oficialmente República do Chile, a sua capital é Santiago.
É um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano pacífico.
O interior do Chile é de clima montanhoso, o litoral Norte onde encontra-se o deserto do Atacama, tem clima árido tropical, o centro do país tem clima mediterrâneo e no sul clima temperado oceânico.
O Chile é formado basicamente por europeus ibéricos e eurameríndios, que são povos com ascendência índia e europeia, tem também uma parcela de índios araucãs e aimarás.
A língua oficial do Chile é o espanhol. Sua moeda é peso chileno, a região metropolitana de Santiago do Chile apresenta uma hora a menos que o horário de Brasília. No país também existe horário de verão, acontece geralmente entre outubro e março. É um país predominantemente cristão, tendo 90% de sua população adepta a algum tipo de religião cristã, especialmente a católica.
Tem no cobre a sua maior fonte de exportação, pois é o maior produto mundial.
A gastronomia é essencialmente a base de produtos do mar, os quais o Chile alcançam uma qualidade excepcional.
Chile é também um dos principais produtores de fruta de qualidade, que se podem desfrutar praticamente em todo o país. As uvas, maçãs e outras frutas são de preferência em todos os continentes. O “Dia da Cozinha Chilena”, é comemorado no país em 15 de Abril.
Em 2006 o Chile teve Michelle Bachelet como a primeira mulher presidenta na história do mundo. E em 2013 foi reeleita, tendo assim o primeiro presidente reeleito na história do país.
O País está dividido em 12 regiões, que por sua vez estão subdivididas em províncias e em uma área metropolitana.
Evolução Cultural da Gastronomia através dos tempos
A cozinha do Chile tem sabores tão variados, assim como as culturas que deixaram o seu legado.
É o resultado da fusão de tradição indiana com contribuição colonial espanhol, combinando suas comidas, costumes e hábitos culinários. Ao longo do tempo, vem tendo contribuições de imigrantes, como Alemão e Italiano. No século XX teve influência significativa e forte da cozinha Francesa.
Estes elementos formaram o que hoje é conhecido como “Chileno Cozinha Crioula”, que é conhecida por seus variados sabores e cores, o resultado da diversidade geográfica do país.
A Cozinha Colonial Chileno, começou a adquirir refinamento, nos meados do século XVIII, uma época de festas e saraus, e a partir daí começaram a fazer uso de enfeites com elegância para o almoço e jantar. Os produtos regionais dotou o crioulo cozinha, uma saborosa trivialidade. O município de Combarbalá trouxe seus bolos; La Serena, peru; Chanco, queijos, e Chiloé o curanto.
No final do século XIX, o chile passou a ser definida como uma “terra clássica”, enfatizando tanto a exuberância e a simplicidade de gastronomia chilena.
A partir do século XIX, começou o consumo de chá, um hábito que mostra a grande influência que recebeu dos britânicos. Com o aumento do consumo de chá, e tornando-se a bebida preferida da sociedade chilena, também veio a tradição de beber chá ao final da tarde, o que seria algo semelhante a tradição dos ingleses.
Os cultivos ancestrais dos indígenas da cordilheira se fusionaram com as delicias provenientes do oceano, se integrando à influencia espanhola dos conquistadores e as tradições provenientes dos imigrantes alemães, italianos e franceses. Esta rica combinação conforma a tradicional cozinha típica chilena.
Em uma grande cidade como Santiago, os costumes
...