Gentileza Ou Assédio : Conflito De gênero E De Raça Nas Relações
Pesquisas Acadêmicas: Gentileza Ou Assédio : Conflito De gênero E De Raça Nas Relações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gicajuka • 9/10/2013 • 1.602 Palavras (7 Páginas) • 661 Visualizações
NOME ELIANA SUELI SIQUEIRA
Gentileza ou Assédio : Conflito de gênero e de raça nas relações
Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestao Publica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos da Administrçao.
Prof. Elizete Oliveira
Votuporanga-SP
2013
SUMARIO
1. TEMA.........................................................................................................3
2. OBJETIVO.................................................................................................3
3. INTRODUÇAO...........................................................................................3
4.DESENVOLVIMENTO...............................................................................3/4
4.1 LIDERANÇA..........................................................................................4
4.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO.......................................5
4.3 ÉTICA...................................................................................................5
4.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL...............................................6
4.5 MULHER E ECONOMIA................... ...............................................6
4. CONCLUSÃO............................................................................................7
5. REFERENCIA............................................................................................8
1. TEMA
Organização como ambiente vivo: a influencia das relações humanas no ambiente do trabalho.
2. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo levar a entender como deve ser a conduta de um líder , e nos como gestores devemos compreender e seguir os exemplo de Fernando.
3. INTRODUÇAO
No caso proposto “Gentileza ou Assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” nos sugerem um conflito bastante comum, para não dizer corriqueiro, no ambiente de trabalho. É possível explorar esse conflito de todos os ângulos possíveis com o auxílio dos temas abordados e identificados nesta situação e que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito, proporcionando-nos analisá-lo de diferentes pontos de vista.
É preciso analisa a postura dos envolvidos, suas diferentes formas de agir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Esses fatores podem ser irrelevantes, a exemplo dos problemas com as estruturas físicas da organização, Ou eles podem ter dimensões gigantescas chegando desestabilizar uma equipe inteira, interferindo no seu rendimento, no convívio, nos relacionamentos interpessoais e principalmente na qualidade do serviço.
4.DESENVOLVIMENTO
O conflito ocorre em uma repartição pública, após o chefe titular precisar sair de licença médica, passando o comando a sua sucessora, sendo esta escolhida por sua qualificação profissional, tempo de casa, além de sua competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas.
Num dado momento, a chefe substituta, precisando de ajuda na conclusão dos relatórios, propõe ampliação das horas de trabalho com um rodízio entre os servidores. Mas um deles, o último a integrar a equipe, se dispõe ao trabalho em tempo integral anulando a possibilidade do rodízio. Porém esse servidor, não mede esforços para tentar seduzir a chefe, com bajulações, convites, olhares e presentes. Diante da indiferença da chefa, o servidor a beija a força e passa a difamá-la para os colegas, indispondo-a com toda a equipe, causando desconforto e dificultando a relação dela com os demais, tornando o ambiente hostil no que se refere á atual chefia e conseqüentemente causando efeitos negativos ao seu rendimento profissional.
O conflito passa a existir a partir do momento em que a intenção do servidor não é profissional.
4.1 LIDERANÇA
Como um conceito geral e simplificado, podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Há vários tipos de liderança se destacam no ambiente organizacional, algumas para o bem, outras nem tanto, mas é certo que a figura do líder é fundamental no processo de gestão.
É dentre esses vários modelos existentes e as diversas formas de liderar que serão destacadas as abordadas pelos líderes desse caso.
Fernando, chefe titular, exerce um estilo de liderança transformacional,. É um líder educativo, o exemplo, e seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho.
Carla, Chefe substituta, tem características de um líder adaptador, adapta seus valores em circunstância de mudança. Além disso, ela ajuda seus liderados a se ajustar para aquilo que não é familiar, sem comprometer a confiança, credibilidade e os resultados. Porém ela não soube se posicionar diante de um conflito que a envolvia, mudando totalmente sua postura profissional,se afastando das pessoas.
4.2 A diversidade da força de trabalho
Trata-se de administrar as
...