Gestao De Desempenho
Artigos Científicos: Gestao De Desempenho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: babifpon • 29/9/2013 • 509 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
2.0 Resenha crítica do novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências
As recentes discussões sobre gestão de recursos humanos têm sido fortemente influenciadas pelo discurso de criação de valor e melhoria de desempenho. Com efeito, novos mecanismos gerenciais surgem com a difícil tarefa de manter a posição de destaque que essa atividade possui no interior das organizações. Em um contexto marcado pela busca desenfreada por resultados ótimos e uma sistemática minimização de custos operacionais e pessoais, as práticas e ferramentas que não se incorporam ao core estratégico ficam relegadas a um segundo plano e, por que não dizer, podem até mesmo ser consideradas dispensáveis. Em meio a essa precária posição, a atuação no campo da gestão de recursos humanos deve ainda conviver com a dicotômica situação de se manter como parte integrante das estratégias organizacionais e procurar estar presente tanto na discussão de seus princípios quanto na prática diária junto aos indivíduos. É dentro dessa perspectiva que este trabaho procura discutir a tão propalada gestão de competências e seu papel como ferramenta gerencial de recursos humanos.
Com base em objetivos estratégicos são desenvolvidas as competências essenciais que a organização deve desenvolver como direcionar da constrição de suas demais competências organizacionais.
O modelo de Gestão de Competências desenvolvido pela visão da empresa baseada em recursos, existe várias competências essenciais tipo:
- Competências Essenciais;
- Competências Distintivas;
- Competências Técnicas;
- Competências de Suporte.
As competências essenciais são mais elevadas para a sobrevivência da empresa.
Já as competências distintas relatam dos clientes e dos concorrentes da empresa. Todas essas quatro competências engajam em um mesmo sentido, que é a empresa. Sabemos que desenvolvemos o levantamento de dois tipos de competências:
Técnica - São as que compõem o perfil profissional para ocupar cargos;
Suporte - São os que agregam valores as competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional de cada pessoa.
Exemplos de competências de suporte:
Flexibilidade - Ser flexível dentro da empresa, é de total importância;
Capacidade Empreendedora - Ter pés firmes dentro da empresa, ser capaz;
Capacidade Negocial - Total conhecimento, habilidade, e atitude na empresa;
Comunicação - Extra comunicação dentro da empresa, ser bastante comunicativo.
Existe também, dentro da empresa o essencial em todos os sentidos, conhecido como o famoso Chá.
Conhecimento, Habilidade e Atitude - Onde o conhecimento é composto por um conjunto de informações fatos e procedimentos, onde entra as habilidades, com o conhecimento e atitudes tomadas dentro de uma empresa, a atitude é composto
...