Gestao Escolar
Casos: Gestao Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessyanneGalvao • 3/6/2014 • 487 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
TRABALHO AVALIATIVO 3ª NOTA
1) De acordo com os textos estudados trace um paralelo entre:
Gestão tradicional/Gestão democrática.
GESTÃO TRADICIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA
A gestão tradicional visa à autoridade como meio central de ensino. A educação é voltada para a hierarquia e o domínio do poder concentrado na administração da instituição. A criança não é um ser pensante, com capacidade para a criticidade e para a transformação. O tradicionalismo formaliza a criança apenas como receptor do conhecimento, também impõe o respeito sem adquiri-lo com amor e respeito. A criança observa o professor apenas como um indivíduo acima dela, muitas vezes o abuso de autoridade presente em sala de aula. Em contra mão de tudo proposta na gestão tradicional encontramos na gestão democrática, com foca na liberdade de expressão. A criança passa a ser também participativa na formação de seus conhecimentos, começa a ser o centro da educação.
Com agestão democrática há o projeto politico pedagógico que visa a atingir os objetivos propostos pela instituição ao longo de um período estipulado pela Secretária de Educação. A escola passa do autoritarismo para a participação de todos, sem exceção alunos, professores, diretores, merendeiros para a elaboração de uma melhoria para a instituição.
E notável também na gestão democrática a participação da comunidade na formação do PPP da escola. O Projeto politico pedagógico não pode negligenciar de forma alguma a comunidade, pois será com base nesta que a escola irá identificar as dificuldades encontradas e a melhor forma de muda-las.
2) Pesquise em livros e revistas sobre a função social da escola e elabore um texto de 20 linhas.
Os novos paradigmas da educação que exigem do profissional docente uma nova postura ante as desigualdades sociais, o modo de vida imposto pela contemporaneidade que exige dos indivíduos uma constante reestruturação de suas capacidades pessoais e, principalmente, profissionais, a globalização, o neoliberalismo, a competitividade, o tecnicismo, entre outros fatores, nos faz refletir sobre a necessidade de criarmos mecanismos que efetivamente contribuam para a construção de uma sociedade mais humana nos modos de educar.
Atualmente, cabe à escola tornar, dentro de suas possibilidades, a humanidade menos desumana. Afinal, que outra forma nós temos de fazer a escola cumprir sua função social senão através de um processo complexo de conscientização de todos os envolvidos com o nosso sistema educacional: comunidade, corpodocente e alunado?
Cabe à escola aproximar a comunidade do convívio escolar numa tentativa de reestruturar a família e o interesse dos pais pelo futuro de seu filho, de oferecer oportunidades de acesso à cultura, à tecnologia, à informação, de oportunizar a reflexão de questões relativas ao respeito ao próximo, suas culturas, etnias e orientação sexual, à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, entre vários outros temas.
Portanto, infelizmente, é função social da escola muito mais do que deveria, pois a ela é transferida em caráter de urgência, tendo em vista tantas questões
...