Gestao Escolar
Dissertações: Gestao Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacmerlin • 8/10/2014 • 375 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
O filme relata o processo de construção da gestão escolar no Brasil, bem como a luta dos educadores pela democratização e qualidade do ensino nas escolas públicas, por meio de entrevistas com os educadores da UNB. Eles citam que a luta iniciada na década de trinta, e posteriormente com Paulo Freire surgiu como um importante reforço através de uma educação libertadora. No entanto, a organização do ensino público de Paulo Freire era somente para a elite e com a primeira LDB os educadores e a população perceberam que precisavam lutar por uma escola para todos e também com qualidade.
Foi criado na década de 1980 o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, ele tinha objetivo incluir a gestão democrática na Constituição Federal. Os organizadores deste fórum acreditavam formar cidadãos para uma sociedade participativa e igualitária implicaria em experiências democráticas no cotidiano escolar. A gestão democrática deveria englobar todos os níveis de ensino, incluindo tanto os estabelecimentos de ensino públicos quanto os privados. No entanto, a gestão democrática estabelecida pela LDB restringe somente ao ensino púbico, pois foi o adjetivo público foi acrescentado à palavra ensino na Constituição.
Conseguir a participação da comunidade na gestão escolar é um avanço comemorado pelos gestores. Essa participação esta concentrada na formação do conselho escolar que têm como membros, os pais, os professores e a comunidade, organizados de forma democrática para administrar a escola. Dessa forma, consegue-se inserir na escola os valores da comunidade e uma passa a integrar a outra.
O mais importante de tudo é conseguir materializar essa gestão no ambiente escolar, onde a figura do diretor e a construção do projeto político pedagógico são fundamentais para assegurar o seu compromisso com a educação integral do ser humano.
Num contexto em que a UNESCO, verificou que é necessário de 11 a 12 anos de escola para o aluno se inserir no mundo globalizado, isso só será possível para os alunos brasileiros quando o Estado repensar o seu papel para com escola, adequado em políticas de estado e não políticas de governos, com aspirações em que tipo de nação quer formar. É evidente que, a educação eficiente de um país, é aquela que tem em suas escolas, alunos que se destacam em todas as áreas do conhecimento.
...