Gestao por competencia
Por: rafatozinho • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.892 Palavras (20 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
GESTÃO POR COMPETÊNCIA - AS IMPLICAÇÕES DO ESTILO DE GESTÃO
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO........................................................................................5 A 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................16 E 17
REFERÊNCIAS..........................................................................................................18
RESUMO
Para administrar com eficiência, é necessário ter conhecimentos de relações humanas e das ciências do comportamento humano. O ser humano é antes de tudo, líder de si mesmo e passa a influenciar e ser influenciado pelos relacionamentos que possuem no decorre de sua vida. Quer no âmbito profissional ou pessoal nos deparamos com o poder de influencia que um líder pode exercer sobre seus liderados e consequentemente estas pessoas refletem a organização ou o meio em que vivem. A influência de um líder depende muito mais de seus ensinamentos perpetuados por suas atitudes, seu exemplo de vida do que propriamente por suas palavras. O verdadeiro líder traz incentivo às pessoas para o auto-desenvolvimento, leva-os à reflexão e a ação. Esta liderança é um trabalho de mão dupla, é imensamente satisfatório ver a evolução dos liderados e os resultados obtidos, é gratificante saber que à medida que eles se transformam, você também, e cresce muito com profissional e como ser humano. E assim, trazendo o aprendizado pela paciência, imparcialidade, responsabilidade, credibilidade, maturidade, flexibilidade e empatia. O presente trabalho apresenta uma revisão a respeito da Gestão por Competência na empresa e sua inter-relação com outros segmentos, avaliando algumas definições acerca do tema. Como metodologia de pesquisa, empregou-se o método bibliográfico onde, se apóia em pesquisas bibliográficas, incluindo livros, artigos, revistas e consultas a sites na internet, abrangendo estudos recentes sobre a importância do tema. Em uma busca pela literatura, com o objetivo de encontrar material com embasamento científico para ressaltar a importância da Gestão por Competência no âmbito das organizações. Inicialmente, ele faz uma descrição sobre todos os temas envolvidos na pesquisa, analisando separadamente cada um, para então, fazer a explanação sobre o tema principal, abordando as esferas envolvidas. Ao final uma breve reflexão sobre a adaptabilidade do tipo de gestão.
Palavras – Chave: Gestão. Competência. Liderança. Gestão do conhecimento
_________________________
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais nota-se uma crescente valorização do capital intelectual em todas as organizações, percebeu-se que, com a concorrência acelerada juntamente com a era da informação – as organizações estão se atendo em - identificar, mapear e reter os ativos intelectuais, pois esses são os verdadeiros diferenciais entre elas. Com essa premissa, surge uma nova abordagem de administração dos recursos humanos, em que cabe a área realizar mais do que serviços operacionais, o foco é criar estratégias para que seus funcionários se desenvolvam; promovendo assim, o crescimento e estruturação da instituição.
A procura é por inserir no ambiente de trabalho, pessoas capacitadas, que possam integrar uma equipe com objetivos em comum. Deve-se ter domínio sobre as premissas para preencher os requisitos técnicos e ter inteligência emocional para poder suportar um ambiente competitivo.
O objetivo maior desse trabalho é descrever os fatores que devem ser levados em consideração para repensar e tentar adaptar essa forma de gestão em organizações empresariais. Requer um esforço grande por parte dos gestores, porém não é algo impossível de acontecer, logo que, existem casos de sucesso, com um planejamento adequado e empenho nota-se que é possível.
A gestão de pessoas por competências (GPPC) é um modelo de gestão que visa reconhecer, formar e ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma que agregam valor à organização e ao indivíduo (DUTRA, 2004)
O presente trabalho trata-se de um aparato de informações sobre o tema gestão por competência.
O embasamento teórico é oriundo de referencial bibliográfico de temas da área administrativa e humana.
Segundo Cortella (2013), há necessidade de rever comportamento dos líderes nas organizações "Isso está acontecendo porque a competitividade exige refinamento maior das lideranças. Hoje só consegue competir quem tem líderes eficazes", e continua. O líder precisa inspirar suas equipes com suas formas de motivação proporcionando ambientes mais agradáveis atingindo a sinergia, ter humildade e autoconfiança. "Ele precisa ser permeável ás mudanças, ter a mente aberta para a formação contínua e a capacidade de elevar a equipe. Para um líder atuar como mestre e aprendiz, ele tem de ser generoso, pois só assim ajudará seus colaboradores a se tornarem mais competentes e capazes".
O comportamento organizacional consiste no comportamento humano e suas habilidades e do impacto que essas habilidades tem dentro da organização, que é influenciado pela cultura organizacional. Levando em consideração que pessoas são indivíduos distintos entre si, logo possuem comportamentos diferenciados e próprios, e como lidar com essas diferenças, integrar pessoas as necessidades da organização não é uma tarefa fácil, é necessário um estudo de três determinantes; indivíduos, grupos e estrutura organizacional. De forma que através deste estudo e conhecimento adequado de cada determinante, possa se aplicar esse conhecimento obtido para fazer com que a organização trabalhe com maior eficácia (ROBBINS, 2002).
...