Gestão Compartilhada
Monografias: Gestão Compartilhada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: g_cardoso • 18/6/2013 • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 606 Visualizações
1.INTRODUÇÃO.
O principal objetivo de uma empresa é gerar valor e lucro aos seus acionistas, mas isso é impossível de se conseguir sem uma boa Gestão.
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.
A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
A gestão surgiu quando profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios, o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.
A gestão, bem estruturada,de uma empresa consiste em ter:
• Indicadores bem definidos para as principais atividades dos processos;
• Metas definidas para todos os indicadores;
• Comunicação clara para todos os níveis da organização com relação às metas de cada pessoa, área e empresa;
• Reuniões de resultados implantadas, para analisar a performance dos indicadores;
• Gatilhos de atuação definidos, em caso de o indicador não atingir a meta definida;
• Pessoas preparadas para atuar estruturadamente sobre os problemas e na correção destes.
2. O QUE É GESTÃO COMPARTILHADA?
A gestão compartilhada é uma forma de administração que envolve duas ou mais instituições no planejamento, na análise, na organização, na solução de problemas, na avaliação e no processo de tomada de decisão.
Na iniciativa privada, muitas vezes, a gestão compartilhada é confundida com a abertura de capital, ou com a privatização de parte das ações de uma empresa. Mas, na realidade, ela é mais complexa, pois, em cada caso, envolve atores, órgãos e instituições diversos. Algumas iniciativas também se organizam em forma de consórcio para executar determinado projeto, mas é preciso analisar se de fato estão somente dividindo as tarefas ou executando-as em conjunto.
A gestão compartilhada requer uma comunicação ágil e dinâmica para que todas as partes tenham conhecimento das informações relevantes e possam agir quando necessário. Para uma gestão compartilhada eficiente é fundamental que seja promovida uma maior articulação de informações e conhecimentos sobre a dinâmica natural do sistema.
A gestão compartilhada não se trata somente do fator econômico e lucratividade, mas sim, o crescimento econômico deve estar diretamente relacionado a melhorias de vidas das pessoas, da otimização do conhecimento humano, e da qualidade de vida das gerações futuras. Estes aspectos estão respectivamente correlacionados aos três tipos de capitais que devem ser geridos numa implantação de gestão compartilhada.
• Capital Social: é um recurso, que pode ser mobilizado por um determinado número de indivíduos para atingir determinados fins, obtenção de riqueza, poder, conhecimento, estatuto social, etc.
• Capital humano: é o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência.
• Capital natural: é uma metáfora para os recursos naturais, como água, terra e os minerais, quando vistos como meios de produção. Podem ser renováveis ou não.
3.COMO IMPLANTAR?
Para implantar a Gestão Compartilhada em um conjunto de empresas é necessário analisar o que cada empresa irá tirar desta gestão, onde isto beneficiará cada uma que irá fazer parte deste conjunto de empresas. As empresas em si, devem ter objetivos em comum e devem trabalhar para atingir estes objetivos, que geralmente é o projeto designado as empresas.
Um gestor principal coordena vários outros gestores, onde todos se reúnem para analisar os pontos principais do projeto, tais como: Gerenciamento de seus riscos sociais, ambientais e financeiros; Adaptabilidade e Lucratividade; etc.
Cada grupo de empresas tem a sua peculiaridade quanto a implantação da Gestão Compartilhada, então é necessário também analisar o tipo de indústria que cada grupo irá atingir e assim adaptar a gestão ao projeto designado.
4.BENEFICIOS.
Com a implantação da Gestão Compartilhada as empresas recebem benefícios financeiros, economia de matéria-prima pois fazem um controle de gastos mais elaborados, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção já que com varias empresas pode-se proporcionar uma junção de vários métodos de produção, e vantagens de mercado pois varias empresas trabalhando juntas fazem com que diminuam as concorrências entre si.
5.EXEMPLO DE IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA.
Gestão Compartilhada ACIJ: a associação comercial e industrial de Joinville é um órgão que tem implantado o sistema de gestão compartilhada junto com os empresários de variadas organizações, dos representantes da ACIJ e dos moradores de Joinville para buscarem soluções e o fortalecimento das empresas assim como da região e da sociedade.
Empresa organizadora - Borrachas NSO
Ações da Gestão Vila Nova: Acompanhamento para conclusão das obras da SC-413 rodovia do arroz; ações junto a Prefeitura Municipal de Joinville para construção de um Pórtico na região do Piraí, com o objetivo de disciplinar
...