Gestão Da Qualidade
Casos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipepg20 • 16/10/2013 • 372 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
INTRODUÇÃO -
Em plena revolução da qualidade e da organização das empresas, não se verifica ainda uma política intensiva dos conceitos da Qualidade Total, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, normalmente por desinformação e não entendimento da linguagem técnica a respeito da Qualidade Total.
Sobreviver em um mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio das pessoas e empresas nos dias de hoje. Todos nós sabemos que vai sobreviver somente o melhor. Face as constantes mudanças no cenário, mais do que nunca, é necessário que mudemos algum paradigma com absorção de novos conceitos em termos de gestão de nossos negócios. Acreditamos que a prática intensiva de conceitos de qualidade nas atividades do dia-a-dia, somará pontos a sobrevivência e crescimento dos negócios.
A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Sendo assim a seguir mostraremos algumas ferramentas para a Gestão de Qualidade.
CONCEITO -
A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
A gestão de qualidade surgiu em meados da década de 50; quando o mundo sentiu a necessidade da melhora de seus elementos em todos os âmbitos. Com essa mudança, trouxe a carência de organização e estruturação. Por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem.
Sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos, W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum.
Por que "total"? Já que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
A Gestão da Qualidade Total divide-se em estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de "TQM", pós segunda guerra mundial, o que se chamou de Toyotismo.
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE -
1. Foco no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem de processo
5. Abordagem sistêmica para a gestão
6. Melhoria contínua
7. Abordagem factual para tomada de decisão
8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
...