Gestão Da Qualidade
Dissertações: Gestão Da Qualidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luiza2208 • 29/8/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 1.770 Visualizações
HISTÓRICO
Apesar de o conceito qualidade ser conhecido há milhares de anos, somente de modo recente a qualidade apareceu como uma função gerencial, a qual se ampliou e atualmente é considerada uma ferramenta essencial para o sucesso estratégico das organizações. A história e evolução do entendimento da qualidade como gestão passou por quatro estágios marcantes: inspeção do produto, controle estatístico da qualidade, garantia da qualidade e a gestão estratégica da qualidade. O GQT alavancou os princípios da gestão da qualidade e possibilitou a abordagem da qualidade no âmbito estratégico dos negócios, criando um antagonismo favorável às organizações que possuía um SGQ versus os tradicionais modelos de controle de qualidade. Igualmente, o código de defesa do consumidor, as normas internacionais, como a “família ISO 9000”, revolucionaram o conceito qualidade, consolidando-a em todos os pontos do negócio (MARSHALL JUNIOR, 2006).
Com o aparecimento das normas BS 4891 e BS 5179, as quais tinham caráter de código de práticas, sem qualquer aplicação em situações contratuais, mas que, em 1979 orientaram o surgimento da norma BS 5750, que continha, na sua parte 1, uma especificação para sistema da qualidade, e nas partes 2 e 3, especificações para sistemas de inspeção, o que permitiu a parte 1 da BS 5750 ser utilizada em relações contratuais. Estas normas contribuíram para um padrão de referência internacional para normalização de sistemas da qualidade e permitiram o Bristish Standard Institute (BSI) iniciar um processo de certificação de terceira parte, para avaliar e cadastrar empresas que estiverem em conformidade com o requisito dessa norma.
Em 1987, a ISO lançou a família de normas ISO 9000, profundamente baseada em normas britânicas da qualidade e nas experiências e contribuições de especialistas e representantes de diversos países, os quais conseguiram superar barreiras de terminologia, conceitos e práticas e chegar a um resultado que podemos considerar histórico e um marco na evolução da garantia da gestão da qualidade. Em 1994, foi realizada a primeira revisão geral, com o objetivo de melhorar a sua interpretação e garantir a inclusão dos aspectos preventivos da qualidade. Em 2000 ocorreu a segunda revisão, mais significativa, tendo maior ênfase não só aos aspectos industriais de manufatura, mas também os de serviços (MARSHALL JUNIOR, 2006).
...