Gestão Da Qualidade
Projeto de pesquisa: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1111119 • 20/9/2014 • Projeto de pesquisa • 694 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
PRIMEIRA ETAPA
INTRODUÇÃO
Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas é com a qualidade, porém é vista de forma diferente pelo cliente, pela empresa e pelos fornecedores.
A qualidade, porém, não é conceito exclusivo dos trabalhos externos, mas também dos procedimentos internos, que terão como consequência uma melhora significativa nos serviços oferecidos e a satisfação do cliente.
Além disso, a palavra qualidade tem diferentes significados ao longo da história, principalmente para bens de consumo em função das conveniências, estratégias de mercado das empresas e uma gestão integrada pela competição acirrada do mundo dos negócios fazendo com que as empresas procurem cada vez mais ferramentas que garantam uma boa organização interna, relacionamentos de ética com os clientes e superioridade em relação aos concorrentes.
DESENVOLVIMENTO
A evolução da qualidade dentro das empresas deu inicio a partir de 1920 como fator organizacional, tendo como característica a inspeção que era a desvantagem, remontagem e o retrabalho, pois a inspeção era feita somente após o produto estar acabado aumentando custos e o tempo desnecessário.
Em 1940 com a Segunda Guerra Mundial, surge o Controle Estatístico do Processo (CEP) que era por meio da amostragem e restrito a poucas pessoas onde a análise seria feita a cada processo durante a fabricação, isso trouxe melhorias devido à otimização do tempo e de redução de custos.
Após a Segunda Guerra Mundial, as empresas japonesas se encontraram destruídas e para reerguê-las os grandes empresários da época contrataram os profissionais das empresas americanas conhecidos como gurus da qualidade Deming e Juran, eles foram os grandes responsáveis na reconstrução da qualidade interna das empresas no Japão.
Em 1960 o Feingenbaum também conhecido como guru da qualidade se aliou aos outros gurus com um diferencial, o foco dele abrangia tanto o ambiente interno como o externo das empresas e foi denominada como Gestão da Qualidade Total.
Em 1980 foram citadas normas ISO, que houve a necessidade de criar procedimentos com o objetivo de padronizar os processos, gerando confiabilidade e garantindo a qualidade do produto final ou serviço e essa qualidade como estratégia competitiva passou a ser reconhecida no século XXI.
Na redução de custos a primeira necessidade seria evitar o retrabalho que gera desperdício de material e horas trabalhadas, para evitar essa situação é necessário visualizar a empresa como um todo onde os departamentos, setores e áreas da empresa trabalhem em conjunto garantindo treinamento e capacitação para que as equipes sigam os processos e especificações e assim ganhando tempo de trabalho para aumentar a produtividade.
Com essas mudanças as empresas passaram a trabalhar com maior eficiência, buscando melhores resultados para satisfação do cliente.
...