Gestão Da Qualidade
Dissertações: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2014 • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
Etapa 1
Introdução
O conceito de qualidade considerado pela equipe
Qualidade é uma atividade para se controlar e organizar uma empresa com o intuito de se melhorar bens, processos, serviços e produtos da mesma, para que seus clientes fiquem satisfeitos com seus bens adquiridos e atendam suas expectativas e necessidades.
O surgimento da Gestão da Qualidade e nos dias atuais
A gestão da qualidade surgiu desde a época dos artesões, estes acompanhavam desde a compra da matéria prima até a qualidade do produto final. Acompanhavam também a venda e pós venda.
O acompanhamento da qualidade de seu produto dependia da habilidade de cada artesão, conforme era confeccionada já era feito aferição da qualidade pelo próprio artesão. Segundo entrevista do Professor Fernando Martinelli, o artesão era o principal responsável pelo controle, pela garantia e pelos processos de melhoria para o desenvolvimento de seu produto.
Nos dias de hoje é um pouco diferente as empresas adotaram metodologias em cada processo de fabricação de seu produto, fazendo uma inspeção de qualidade em cada etapa que o mesmo passa. Atualmente o foco das empresas é o processo diferente dos artesões daquela época em que o foco era o produto.
Hoje, as organizações tem estratégias gerenciais no qual caracterizam-se pela organização, planejamento e sistematização do processo de produção. Buscando uma padronização das etapas de produção garantindo a qualidade do produto final.
A gestão da qualidade atual é diferente da época dos artesões em consequencia do cenário mercado atual, onde o consumidor tornou-se mais exigente preocupando-se com o custo beneficio do produto adquirido, gerando uma maior competitividade entre as empresas. E as que não se adaptarem correm o risco de sair do mercado.
Portanto o tema qualidade tem sido cada vez mais difundido e levado em consideração mais fortemente pelas empresas, como sendo fator essencial para a sobrevivência e competitividade no mercado.
Princípios da Gestão da Qualidade
Segundo Sebrae, com o crescimento da competição global, a gestão da qualidade se tornou intensamente importante para a liderança e para a gestão de todas as organizações. Os Princípios de Gestão da Qualidade aplicam-se, de uma maneira global, a todos os grupos de usuários. Um Princípio de Gestão da Qualidade é uma crença ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organização, visando melhorar, continuamente, seu desempenho a longo prazo, pela focalização nos clientes e, ao mesmo tempo, encaminhando as necessidades de todas as partes interessadas.
Organização Focada no Cliente
Toda organização depende de seu cliente para sobreviver no mercado devido a circulação de uma grande variedade de produtos, nos dias de hoje, então a empresa tem que se preocupar se seus produtos ou serviços estão adaptados as necessidades e expectativas de seus clientes, para não perder seus clientes para a concorrência.
Por isso, além de garantir a qualidade e bom preço dos produtos, a organização deve se atentar para oferecer bom atendimento e relacionamento com seus clientes.
Liderança
A liderança tem por objetivo: "Melhorar o desempenho de homens e máquinas, melhorar a qualidade, aumentar a produção simultaneamente, das às pessoas orgulho pelo trabalho que fazem. Dito de forma negativa, o objetivo da liderança não é apenas encontrar e registrar humanas, mas eliminar as causas das falhas, ajudar as pessoas a fazer um trabalho melhor com menos esforço."(DEMING, 1990, p. 184).
O líder tem que ter o poder de persuasão norteando os funcionários na direção dos objetivos da empresa e fazendo com que suas capacidades e habilidades sejam usadas em beneficio da mesma. Mantendo assim um ambiente produtivo e com pessoas envolvidas no alcance dos objetivos da organização.
Os líderes têm que manter seus funcionários motivados e criar um ambiente profissional agradável para o bom desempenho pessoal e profissional, ou seja, manter um bom relacionamento da empresa para com os funcionários é fundamental para contribuir para o sucesso da organização.
Portanto, podemos afirmar que a liderança é um fator decisivo para o envolvimento entre pessoas.
Melhoria Contínua
A melhoria contínua deveria ser um objetivo permanente na organização. A aplicação desse princípio de melhoria contínua envolve as pessoas da organização na melhoria contínua de processos. A qualidade deve ser prioridade nos processos.
Plano de consultoria em Gestão da Qualidade
A partir dos estudos dos conceitos e definições de qualidade, surgimento da gestão da qualidade, seus princípios e metodologias para aplicação dessa gestão, podemos elaborar um plano de consultoria em gestão da qualidade, escolhendo uma ferramenta para identificar onde estão os problemas e a melhor maneira para solucioná-los, tentando assegurar a melhoria contínua da qualidade.
Fonte:
CARVALHO, Marly Monteiro de (org.). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/977536049AD0DBCF8325765D0004C925/$File/NT00042B0A.pdf
Anexos:
1 – Gisele Conceição;
O conceito de qualidade depende do contexto em que é aplicado, podendo-se considerar diversas percepções em relação à qualidade. Em face a subjetividade e complexidade de seu significado, Galvin (1992) identifica cinco abordagens para a definição de qualidade: a transcendental, fundamentada no produto, fundamentada no usuário, fundamentada na produção e fundamentada no valor.
Abordagem transcendental: Qualidade é sinônimo de excelência inata. É absoluta e universalmente reconhecível. Como dificuldade pouca orientação prática.
Baseada no produto: Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda dos atributos do produto. Como obstáculo é que nem sempre existe uma correspondência nítida entre os atributos do produto e a qualidade.
Baseada no usuário: Qualidade é uma variável subjetiva. Produtos de melhor qualidade atendem melhor os desejos do consumidor. Dificuldade em agregar preferências e distinguir atributos que maximizam a satisfação.
Baseada na produção: Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda do grau de conformidade do planejado com o executado. Esta abordagem dá ênfase as ferramentas de estatísticas (controle de processo). Tem como ponto fraco o foco na eficiência e não na eficácia.
Baseada no valor: Abordagem de difícil aplicação, pois mistura dois conceitos distintos: excelência e valor , destacando os trade-off qualidade x preço. Esta abordagem dá ênfase à Engenharia/Análise de valor.
No seu sentido primeiro, qualidade é uma relação da organização com o mercado. Neste contexto, a qualidade é definida como uma relação de consumo.
Muitos autores contestam essa acepção do termo qualidade. De fato, sob abordagem abrangente do gênio de Taguchi desenvolveu, a qualidade é definida a partir das relações das organizações com a sociedade. É claro que esta definição (“Qualidade é minimização das perdas impostas à sociedade”) não tem sua consistência baseada apenas no seu lado, digamos assim, mais romântico, talvez utópico, ou mesmo idealista. Dessa sociedade de hoje saem nossos consumidores de amanhã. E mais: esses consumidores andam tendo idéias novas, andam falando de coisas que não se ouviam antigamente. Falam a respeito de meio ambiente, em relações sociais da organização, em “clientes maravilhados”.
Parece que hoje a qualidade assumiu, plenamente, um enfoque que David Garvin fixou 20 anos atrás: a visão transcendental, ou seja, a qualidade não está apenas no processo produtivo, no método de trabalho, no produto em si ou no serviço prestado; vai além de tudo isso.
Ainda não se sabe ao certo se essa generalização conceitual é causa ou conseqüência da revolução pela qualidade que assolou o planeta, principalmente a partir do final dos anos 1980. Mas se sabe, com certeza, que esta reviravolta de conceito, posturas, exigências e expectativas têm tudo a ver com o fenômeno que se propaga furiosamente: o crescente e avassalador aumento da concorrência.
...