Gestão Da Qualidade
Tese: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aureliogordo • 7/10/2014 • Tese • 335 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Inseridas em um mercado competitivo as empresas estão buscando diferenciais para conseguirem manter-se no mercado, o que resulta na adoção de ferramentas como a gestão da qualidade, que visa atingir os objetivos de qualidade das empresas, devido a grande exigência dos clientes.
Com a aplicação dessa ferramenta, ocorre uma significativa redução de recursos desperdiçados, pois quanto mais cedo detectado um defeito, menor será o custo da produção, a prevenção é mais barata que a identificação tardia do problema. Com isso, há uma oportunidade de aumentar o lucro da empresa.
A gestão da qualidade também traz contribuições para os clientes internos (colaboradores), pois com sua implantação, eleva-se a capacidade de comunicação, proporciona-se melhor trabalho em equipe, melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores, diminui o risco de acidentes de trabalho, consequentemente influenciando positivamente na motivação de seus colaboradores.
Conclui-se que a gestão de qualidade é uma ferramenta importante para que as empresas além de manter-se no atual mercado, possam destacar-se com seu elevado nível. Sua contribuição e aplicabilidade tornam-se um fator fundamental para o destaque no mercado de negócios.
O processo de gestão de qualidade teve início em 1.920, com Taylor e Ford, sendo Ford o responsável pela criação da linha de montagem, processo utilizado por longo período.
Vinte anos depois (1.940) foi criado o controle estatístico de qualidade, onde não se fazia necessário conferir peça a peça, pois o controle era realizado por lote, através de amostragens.
Em 1.950 o Japão torna-se referência em gestão da qualidade através de Deming, que disseminou todo seu conhecimento e princípios as organizações.
Posteriormente, em 1.960, as empresas passam a adotar a qualidade total, ou seja, não só os produtos deveriam ser de qualidade, mas todas as áreas e processos envolvidos também deveriam apresentar qualidade.
A I.S.O. surge em 1.980, como forma de assegurar a qualidade das atividades realizadas pelas organizações, sendo assim, as empresas certificadas pela I.S.O. garantem a qualidade em seus produtos e serviços.
No século XXI, a gestão de qualidade passa a ser utilizada como fator estratégico e determinante para o crescimento das empresas.
...