TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Monografias: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

As filosofias de TQM dão ênfase na contribuição que os funcionários podem dar a qualidade, com isso espera-se que todos os indivíduos da organização vão além do comprometimento em não cometer erros, mas também contribuam de forma positiva no desempenho de suas tarefas. Portanto ignorar o potencial dos funcionários é negar uma fonte poderosa de melhoria.

Deve se ter em mente que a Qualidade Total começa no topo da organização e deve ser desenvolvido através de um plano muito bem formulado, pois é um desafio contínuo, no qual cada sucesso é tido como uma vitória a mais, um passo adiante numa luta interminável, no entanto TQM é muito mais que um elemento na estratégia do negócio, pois instaura um processo permanente no qual os objetivos vão sempre se transformando, juntamente com a nova cultura organizacional.

MODELOS DE TQM

- A visão de Lasceles e Dale: Lasceles e Dale consideram o TQM como uma evolução da qualidade ao longo do tempo que apresenta as fases de inspeção, controle e garantia da qualidade.

Figura 1: Fases na Evolução da Qualidade

O quadro acima mostra como a qualidade tem evoluindo de forma mais intensiva ao longo das últimas décadas, desde o final do século XVIII com o advento da Revolução Industrial.

Figura 2: Visão evolutiva para TQM

Modelo de Shiba: Defende que o TQM é um sistema em evolução, por meio da melhoria contínua de produtos e serviços, n busca do aumento da satisfação do cliente. Shiba considera quatro elementos fundamentais para a qualidade: foco nos clientes, melhoria contínua, participação total, entrelaçamento social e atividade com foco na qualidade.

Figura 3: TQM no modelo Shiba

A figura acima nos mostra que o primeiro elemento é relacionado ao foco no cliente e ao atendimento de suas necessidades, nesse sentido as organizações devem ser capazes de ter agilidade para atender às mudanças das necessidades e expectativas dos clientes, concentrando seus recursos em atividades que venham atender essas necessidades.

O segundo elemento é associado ao conceito de melhoria contínua dos processos, por meio da gestão eficaz e eficiente. O gerenciamento eficaz dos processos organizacionais gera resultados positivo no sentido de aumentar a qualidade dos produtos e também de melhorar o desempenho organizacional. Assim o conceito de melhoria contínua é aplicado tanto na busca de solução para os problemas quanto na melhoria sistêmica e contínua, de modo a alcançar níveis mais altos de qualidade e performance organizacional, utilizando o ciclo PDCA.

O terceiro elemento é relativo a participação total, ou seja, todos os funcionários devem estar envolvidos nos princípios do TQM, nas atividades de melhoria contínua e na busca de satisfação dos clientes.

O quarto elemento refere-se ao entrelaçamento social, isto é, a troca de experiências entre as organizações. A comunicação entre as empresas visa o compartilhamento de informações e de práticas organizacionais, tendo em vista o aprendizado contínuo.

Modelo de Zaire: O modelo de “blocos de construção” proposto por Zaire, estabelece que o TQM depende fases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com