TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi estudar a importância e o impacto da comunicação em um processo de comunicação de empresas. A empresa estudada foi a Braskem, do setor petroquímico, pertencente ao Grupo Odebrecht.

Assim, determinar ferramentas de gestão adequadas para o processo de comunicação estabelecendo uma análise dos conceitos de coesão (transparência) e coerência, essas duas relevantes propriedades que garantem a boa estrutura dos textos e a conexão entre as ideias, palavras e frases de um discurso.

2 COMUNICAÇÃO NA BRASKEM

“A prática de governança da BRASKEM baseia-se no tripé: ética, transparência e respeito com os clientes integrantes, acionistas, fornecedores e todos os outros públicos com os quais a empresa se relaciona.”

Na construção das narrativas empresariais todos os investidores, a presidência, os lideres e os colaboradores envolvidos com a comunicação da BRASKEM participam de reuniões antes do anuncio dos resultados anuais “para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analista de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder questionamentos”. Para obter um alinhamento mais preciso.

Usando a ferramenta básica da gestão, o plano de comunicação organizacional que está intimamente ligado ao planejamento organizacional e ao plano de marketing da empresa. Irá ajudar na definição dos objetivos de comunicação e na utilização dos meios adequados para alcançá-los. O tempo é essencial. As atividades promocionais podem ser planeadas ao longo de um período específico de tempo e durante uma ou mais etapas do projeto. Exemplo: Determinar os objetivos, identificar o publico alvo, determinar os recursos necessários, determinar os canais de comunicação e etc...

Assim, usando a ferramenta de gestão da comunicação integrada que leva em conta a percepção do publico interno, fornecedores, colaboradores e clientes a respeito da organização, ganha confiança e preferencia de publico. E claro, que para garantir o sucesso da organização vai depender diretamente do conhecimento que os gestores têm para administrar suas habilidades quanto ao grupo, de transformar ativos em atitudes eficazes e de sua competência para se comunicar de forma adequada com todos os públicos. As atitudes se revelam tanto nos conteúdos quanto nos meios e formas de expressão. Dentro das empresas a comunicação toma várias direções de acordo com os objetivos que se quer alcançar, estes objetivos determinam que ferramentas sejam utilizadas.

Portanto a BRASKEM “para garantir o alinhamento do discurso, a equipe de comunicação desenvolveu um trabalho de posicionamento de marca que se baseia na missão, na visão e nos princípios da organização que norteiam não somente a condução dos negócios, mas também a maneira de comunicar, o que incluir diretrizes de estética, linguagem e relacionamento.”

Pois é muito importante para empresa a transparência (coesão) e coerência nos seus discursos, bem como dessas duas propriedades para a elaboração e a boa estruturação dos nossos textos falados e escritos. Se essas partes estiverem estruturadas e relacionadas entre si, de maneira coerente e coesa, surgirá à mensagem clara, o discurso, um conteúdo semântico compreensível, que permitirá de forma melhora comunicação e a interação.

2.1 A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A boa comunicação interpessoal é um dos itens fundamentais para o sucesso de qualquer organização ou grupo e o alcance de resultados. Pesquisas demonstram que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Mas para ter um bom relacionamento com as pessoas é desejável desenvolver algumas competências assim como autoestima (considerar que você um ser único com ideias próprias e digno de respeito); autoconhecimento (conhecer a si próprio); autocontrole (controlar impulsos e emoções); motivação (determinação para alcançar seus os objetivos); empatia (saber se colocar no lugar do outro) e habilidades sociais (agir cordialmente com as pessoas). A partir do desenvolvimento destas competências podemos direcionar nossa atenção para atitudes que poderão tornar as relações pessoais mais positivas. Entre elas estão às atitudes de conhecer a si mesmo, contrabalançar razão e emoção, compreender e respeitar a visão diferente que cada pessoa tem das coisas, instituírem relações de confiança e dar e receber feedback.

Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.

A comunicação abrange além do que apenas palavras. Assim as palavras acabam por representar apenas uma expressar. Pesquisas apontam que em uma apresentação diante de um grupo 55% do impacto é determinado por nossa linguagem corporal (postura, gestos e contato visual), 38% pequena parte de nossa forma de se é determinado pelo tom de nossa voz, isto é os sons e apenas 7% desse impacto tem a ver com o conteúdo de nossa apresentação, ou seja, as palavras.

Assim, para que a organização possa crescer e se manter no mercado é preciso que haja entre os colaboradores um bom relacionamento interpessoal, onde líderes e liderados mantenham uma boa comunicação. Hoje não basta apenas ser competente no que se faz, não é entregando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com