Gestão Da Qualidade
Trabalho acadêmico: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielle_estevam • 2/11/2014 • Trabalho acadêmico • 3.322 Palavras (14 Páginas) • 201 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. GESTÃO DA QUALIDADE 4
2.1 Qualidade 4
2.2 Gestão da Qualidade e sua evolução 4
2.3. Os principais “gurus” da Qualidade evolução 6
2.4 Os oito princípios da Gestão da Qualidade 9
3. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 11
3.1 Quadro PDCA 11
3.2 TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM 12
4. QUALIDADE ON-LINE E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE 13
4.1 Controle da Qualidade On-Line 13
4.2 Quadro Ferramentas de Planejamento da Qualidade 13
4.3 Ferramentas da Qualidade mais importantes identificadas pela equipe 13
5. PROCESSOS DE MELHORIA CONTINUA 14
5.1 Porque o processo de Melhoria Continua deve ser constante equipe 14
6. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de mostrar os conceitos de Gestão da Qualidade, definindo qualidade, mostrando os principais gurus da qualidade, os princípios da Gestão da Qualidade, através da leitura e analise do PLT e outros artigos citados aqui.
Foi analisado também, o significado de Gestão da Qualidade Total – TQM. Explicação do ciclo PDCA, significado e finalidade, assim como sua contribuição para a melhoria da Gestão da Qualidade Total.
Analise do Controle da Qualidade On-line. Explicando sobre as Ferramentas de Planejamento da Qualidade, e suas principais funções, nomeando as mais importantes.
Por fim, foi analisado, os Processos de Melhoria Continua na Gestão da Qualidade.
Esse trabalho é para mostrar como esses conceitos e ferramentas, podem ajudar a melhorar sempre os processos nas empresas.
2. GESTÃO DA QUALIDADE
2.1. Qualidade
Qualidade em seu ponto genérico, é definida, no dicionário Aurélio, por exemplo, como "propriedade, atributo ou condição das cosas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza."
A partir dessa definição, destacamos três pontos:
- A qualidade é um atributo das coisas ou pessoas;
- A qualidade possibilita a distinção ou diferenciação das coisas ou pessoas;
- A qualidade determina a natureza das coisas ou pessoas.
Qualidade não é algo identificável e observável diretamente. A qualidade é vista por meio de características de desempenho de um produto ou serviço que em conformidade com as especificações pode superar as expectativas e anseios dos consumidores e dos clientes. É a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.
Sobre como seu conceito se alterou ao longo do tempo, podemos dizer que:
Ao longo do tempo ocorreram mudanças relevantes em sua forma de gestão, essa evolução ocorreu, em quatro eras: Inspeção; Controle Estatístico da Qualidade; Garantia da Qualidade e Gestão da Qualidade.
Se fizermos uma viagem no tempo e perguntarmos a um artesão o que significa qualidade, e para outros trabalhadores de diversas épocas, veremos que as respostas serão diversas.
A diferença é porque em cada época tinha um tipo de foco e assim um tipo diferente do que era qualidade.
2.2. Gestão da Qualidade e sua evolução
Gestão da Qualidade é a Totalidade das funções envolvidas na determinação e obtenção da qualidade, é uma estratégia da administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais;
- Conjunto de todas as atividades de todas as funções gerenciais que determina a política da qualidade, objetivos e responsabilidades e os implementa através do planejamento da qualidade, garantia e controle da qualidade e melhorias continuas da qualidade, como parte do sistema da qualidade. Tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços.
Na Gestão da Qualidade foco são os processos. Estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos.
A evolução da Gestão da Qualidade, podemos citar a partir do final do século XIX, a maior montadora de automóveis, a Panhard e Levassor (P&L) montava seus veículos atendendo as necessidades dos abastados clientes, não havia dos carros iguais. Com isso a qualidade para eles era bem especifica a sua ordem de produção.
Depois teve a Revolução Industrial, que trousse nova ordem produtiva, em que a customização foi substituída pela padronização e a produção em larga escala. Alcançaram a produção em massa. O modelo de administração taylorista, ou Administração Cientifica, retirou dos trabalhadores etapas de concepção e de planejamento, surgiu a função do inspetor.
Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. A busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados.
A Qualidade está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
Na era Ford, as necessidades dos clientes não eram direcionadas da concepção do produto. Tinha apenas um modelo o Ford T, ou Ford Bigode, só na cor preta, mas ainda assim esse modelo foi o carro do século. Mas nesse caso a qualidade era vista diferente da era anterior. Ford adotou um sistema
...