Gestão De Qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luatironi • 24/5/2013 • 937 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
Introdução
O controle da qualidade teve sua origem na década de 30 nos Estados Unidos da América, quando o Dr. Walter A. Shewhart propôs o uso de gráficos de controles para análises dos dados resultantes de inspeções de qualidade, fazendo com que o procedimento de inspeção não apenas buscasse a detecção e correção de produtos defeituosos mais se transformasse em um processo de estudo e análise a fim de prevenir os problemas relacionados à qualidade de modo a impedir que produtos defeituosos fossem produzidos.
Do ponto de vista lógico, o oposto de qualidade é não qualidade. Um produto que não tem boa qualidade certamente é um produto que foi fabricado em um processo ineficiente, pode-se afirmar que ocorrem diversos problemas em um processo mal planejado, e esses problemas acabam interferindo na qualidade do produto final.
Em relação aos processos e os problemas, o que se deve ter em mente é que por mais eficiente e planejado, os processos estão sujeitos a falhas e consequentemente estão sujeitos a apresentar algum tipo de problema.
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), ciclo e Shewahrt ou ciclo de Deming, foi utilizado no Japão após a guerra. Nessa época o país enfrentava muitas dificuldades no controle da qualidade. A após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, as forças americanas determinaram que a indústria de telecomunicações japonesa implantasse um programa mais eficiente de controle da qualidade devido ao fato de que a má qualidade nesse setor prejudicava a administração militar americana no Japão.
A qualidade deixou de ser um diferencial e tornou-se pré-requisito nos mais diversos setores da economia (indústria, serviços, agricultura). A busca pela qualidade envolve todos os processos organizacionais e exige comprometimento total. O seu conceito evolui do controle localizado para a ação de garantia de qualidade quando se passa a entender que é fundamental ter qualidade desde a fase de implementação do projeto de um produto, passando pela qualidade dos fornecedores, matéria-prima, das equipes e dos diversos fluxos da organização: dinheiro, informações e produção. Incorporando principalmente a idéia da qualidade se ele não atende ao mercado.
“A importância da Ferramenta de Qualidade e do Método PDCA”.
O Ciclo PDCA é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, sendo composto das seguintes etapas:
• Plan (Planejamento): consiste em definir todas as metas e objetivos que a empresa pode atingir, assim como as formas, os meios e as ferramentas que serão usadas com vistas a alcançar o sucesso do empreendimento. Nesta fase serão estabelecidos todos os caminhos e rotas a serem seguidos durante sua execução.
• Do (Desenvolvimento): É a própria execução de tudo o que foi cuidadosamente elaborado, definido e detalhado durante a fase de planejamento, colocar em prática toda a formulação das metas traçadas, enfim, movimentar a locomotiva com todos os seus vagões, utilizando as melhores ferramentas de gestão em busca dos melhores resultados. Nessa fase, os treinamentos e a disciplina dos colaboradores é absolutamente indispensável para uma execução eficiente e eficaz de todo o plano.
• Check (Controle ): É o acompanhamento de toda a execução do projeto, dos procedimentos e métodos implementados, objetivando a compilação de dados para uma avaliação e análise dos resultados alcançados em cada fase da execução. Essa é a etapa que vai possibilitar correções de desvios de rotas, adequação dos planos às mudanças imprevistas na conjuntura econômica e mercadológica, mudanças de estratégias e aprimoramento de mecanismos de controle, além de permitir a
...