Gestão De Qualidade
Exames: Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26011990 • 5/9/2014 • 2.960 Palavras (12 Páginas) • 207 Visualizações
PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA ERCICO
Redação de Conclusão de Curso
Curso: GESTÃO DE QUALIDADE
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz como objetivo principal descrever de forma clara e objetiva os processos de implantação e implementação de um sistema de gestão, objetivando a qualidade total dos produtos desenvolvidos ou serviços prestados. Bem como descrever alguns dos métodos mais eficientes para linhas de produção tendo como premissa a qualidade e a produtividade consequentemente a geração de receita com mais agilidade.
2. OS PRINCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
A gestão da qualidade traz como principio a necessidade de melhoria continua dentro das organizações de modo que o cliente possa ser atendido não somente com o produto de acordo com as especificações exigidas, mas sim sendo gradativamente surpreendido estando satisfeito com os produtos/serviços oferecidos. Deve ser pensado também no ciclo de melhorias internas para a empresa bem como lucratividade e geração de receita com mais agilidade tratando internamente dos processos com a visão de aperfeiçoar recursos e equipamentos.
3. QUALIDADE E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
O controle de processos e da qualidade do que esta sendo produzido esta diretamente ligado a aumento da produtividade, sendo necessário mensurar tempos e custos de determinados processos com o intuito de implantar um ciclo de melhoria continua, desta forma é possível diminuir significativamente as operações de retrabalho, anomalias e deficiências dos produtos ou serviços consequentemente diminuir o tempo de saída do dinheiro da companhia até a geração de receita.
4. 10 MANDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
Para que se alcance a qualidade Total dos produtos ou serviços há dez princípios que devem ser rigorosamente observados e cumpridos, estes dez princípios serão a principal alavanca para uma gestão de mudança e sucesso.
1º Busca pela plena satisfação dos clientes.
A empresa precisa prever as necessidades e superar as expectativas do cliente. A total satisfação dos clientes é a mola mestra da gestão pela qualidade. Os clientes são a própria razão de existência de uma organização.
A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.
2º Administração de forma participativa!
Deve ser estabelecido um vínculo de parceria entre seus colaboradores, sejam empregados, prestadores de serviço e fornecedores, para que todos estejam comprometidos com ações voltadas ao sucesso da operação.
A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o "efeito sinergia", no qual o todo é maior que a soma das partes.
3º Estimular a competência no quadro funcional.
É possível ter o máximo controle sobre os colaboradores, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.
4º Estabelecer propósito claro e bem definido.
O papel da administração é fundamental no acatamento e na prática dos mandamentos da Qualidade. A prioridade de qualquer projeto é sempre determinada pelas atitudes e cobranças dos dirigentes. Além disso, determina comprometimento, confiança, alinhamento e convergência de ações dentro da empresa. Busque envolver e contagiar toda empresa com tais propósitos estabelecidos. Acompanhamento diário dos resultados obtidos; faça ajustes e correções imediatamente quando isto se fizer necessário. Reconhecimento dos resultados atingidos e valorize quem os realizou.
5º Melhoria continua em tudo, sempre.
O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento, leva a mudanças rápidas as reais necessidades dos clientes.
Acompanhar, e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade, é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.
6º Gerenciamento por processos: visualizar as partes e enxergar o todo.
A empresa é um grande processo com a finalidade de atender às necessidades dos clientes/usuários, através da produção de bens e serviços, gerados a partir de insumos recebidos de fornecedores e beneficiados e/ou manufaturados com recursos humanos e tecnológicos. Os processos se interligam formando cadeias cliente fornecedor. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor; o seguinte, cliente.
Para que as vendas aconteçam, deve haver uma integração adequada entre pedidos, estoques, crédito, atendimento, embalagem e entrega. Se um dos processos falhar, falham os demais!
7º Autonomia e responsabilidade.
O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. É impossível ao empresário estar sempre presente em todas as situações, em todo o lugar e com todos ao mesmo tempo. A saída é delegar competência.
Mas é necessário saber delegar: transferir poder e responsabilidade a pessoas que tenham condições técnicas e emocionais para bem assumir o que lhes for delegado. É preciso contar ainda com ágil sistema de comunicação, capaz de proporcionar respostas rápidas. Assim, é possível vencer medos, barreiras, preconceitos associados à divisão de poder e responsabilidade.
8º Qualidade nas Informações.
A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.
A participação coletiva na definição dos objetivos é a melhor forma de assegurar o compromisso de todos com sua execução. Serve também para promover maior conhecimento do papel que a atividade de cada um representa.
9º Qualidade garantida em tudo.
A base da garantia da qualidade está no planejamento e no rastreamento da informação. Esta, por sua vez, baseia-se principalmente na estrutura da documentação escrita, que deve ser
...