Gestão De Qualidade
Artigo: Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Melissa_Vlad13 • 19/11/2014 • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 214 Visualizações
SUMÁRIO
1. APRESENTANDO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, MOTIVAÇÃO E QUALIDADE TOTAL..............................................................03
2. ISO 10006: AS DIRETRIZES PARA A GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPREENDIMENTOS .....................................................................................04
3. ISO 9000 ................................................................................................05
3.1 Comparativo entre os principais Teóricos..............................................07
4. 5’S – SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.......................10
5. Porque Implantar a Qualidade Total em Geral?.................................11
6. SOBRE A EMPRESA.............................................................................12
7. RAZÕES PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE..............................13
8. INDICADORES ESTRATÉGICOS..........................................................14
9. PESSOAS...............................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................16
1. APRESENTANDO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, MOTIVAÇÃO E QUALIDADE TOTAL.
Após a Revolução Industrial, as tarefas nas organizações adquiriram maior complexidade. Em virtude disso, no início do século XX, surgiu a necessidade do desenvolvimento de uma atividade encarregada de mediar os conflitos entre os objetivos das organizações e os objetivos individuais.
A esta atividade denominou-se Relações Industriais (RI) e durante décadas representou a maneira tradicional, impositiva e coercitiva pela qual as organizações tratavam os seus funcionários.
Esta atividade, com o passar dos anos sofreu melhorias, e após alguns anos intitulou-se de Administração de Pessoal, englobando também as atividades de administrar as pessoas. Com a industrialização pós-guerra, aumentando a competitividade entre as empresas, as relações entre pessoas e organizações começou a receber outro codinome de Recursos Humanos (RH) e obteve popularidade no mundo todo ao trazer uma nova postura, sendo mais aberta e dinâmica, em relação aos funcionários. Criaram-se outras titularidades para esta atividade, que atendem pelo nome de Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Capital Humano ou Capital Intelectual, todas com o mesmo objetivo, lidar com as pessoas.
De acordo com Chiavenato (1999), existe uma nova maneira de administrar. Administra-se hoje juntamente com as pessoas. Este é o novo papel de consultoria interna que está se consolidando na maior parte das organizações bem-sucedidas.
O mais importante desafio interno das empresas passou a ser administrar com pessoas parceiras do negócio e não mais apenas recursos organizacionais. Em uma época em que a globalização, a competição, o forte impacto da tecnologia e as mudanças se tornaram os maiores desafios. A vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas.
A transformação das pessoas, de apenas fornecedores de mão-de-obra para fornecedoras de conhecimento, é a atual revolução que está ocorrendo nas empresas de sucesso.
2. ISO 10006: AS DIRETRIZES PARA A GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPREENDIMENTOS
A ISO 10006:2003, Quality management; Guidelines to quality in Project management, é um padrão internacional específico para gerência de projetos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou esta norma em 2006, sendo denominada ABNT NBR ISO 10006:2006 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos. É um aplicativo de projetos de complexidades variadas, pequeno ou grande, de curto para longa duração, em diferentes ambientes, e respectivo tipo de produto ou processo envolvido.
A norma ISO 10006 define como os princípios e práticas de gestão da qualidade relacionam-se com gerenciamento de projetos. Ela fornece diretrizes sobre as questões de qualidade que impactam os projetos. Aplicam-se a projetos gerenciados complexidades, portes e tamanhos. As diretrizes podem ser aplicadas a projetos gerenciados por um indivíduo ou por uma equipe ou para um programa (grande projeto composto de projetos menores, mas inter-relacionados) ou para uma carteira de projetos.
O item 5.2. Objetivo da Norma diz que considerando que a ISO 10006 é um documento de diretrizes, ela não deve ser usada para fins de certificação ou registro. Seu objetivo geral é criar e manter a qualidade em projetos através de um processo sistemático que garanta que:
• As necessidades explícitas e implícitas dos clientes sejam entendidas e atingidas;
• As necessidades das partes interessadas sejam entendidas e avaliadas;
• As políticas de qualidade da organização sejam incorporadas no gerenciamento de projetos.
3. ISO 9000
A ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:
a) a empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade (considerando qualidade = satisfação do cliente), desde os níveis mais elevados, até os operadores;
b) adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio;
(c) existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade;
d) monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos países (inclusive os estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França) aliaram-se para deter a marcha da Alemanha, da Itália e do Japão. O problema era que, embora os soldados daqueles países lutassem lado a lado, existiam entre eles grandes diferenças. Os países aliados não apenas tinham
...