Gestão De Saúde
Trabalho Escolar: Gestão De Saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acurcio • 23/3/2014 • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 227 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
ESTUDO DIRIGIDO
Leia o caso e responda:
Elisa da Cunha é enfermeira e foi promovida a diretora da Unidade Básica de Saúde da Vila Santo Antonio, é funcionária efetiva da Secretaria Estadual de Saúde há 10 anos, já foi enfermeira em outras unidades de saúde. Ao receber a promoção para ser diretora da Unidade Santo Antônio, deveria fazer um diagnóstico situacional da unidade, identificar problemas e promover intervenções, que pudessem ter resultados satisfatórios para a resolução dos problemas identificados
A unidade Básica Santo Antonio é uma unidade de atenção básica a saúde, ou seja desenvolve ações de baixa e média complexidade em saúde. Funciona das 7:00 as 19:00 horas. Tem uma demanda média de 1500 consultas mês, nos programas de saúde, que atendem adultos, diabéticos e hipertensos, saúde da mulher, crianças, adolescentes e idosos. Estes programas tem como proposta prevenir, diagnosticar e tratar da diabetes e hipertensão nos adultos, fazer o pré-natal da mulheres gestantes, assim como o planejamento familiar e prevenção do câncer ginecológico; acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças recém nascidas; além de prevenir as doenças infecto contagiosas através da imunização. Em relação aos idosos deve também prevenir diagnosticar e tratar a diabetes e hipertensão que estão diretamente relacionadas às doenças cardiovasculares, que é o maior perfil de morte de adultos e idosos no Brasil.
A equipe de profissionais é composta por 4 médicos que cumprem 6 horas diárias, 30 semanais, sendo 2 clínicos gerais, 1 para cada período e 2 pediatras no período da tarde. Ele precisa contratar um ginecologista, pois a demanda de pacientes gestantes que precisam de pré-natal é muito grande e não há médico com esta especialidade.
A equipe de enfermagem é composta por 2 Enfermeiras, uma em cada período e 5 técnicos de enfermagem, que cumprem 6 horas diárias, 30 horas semanais. Em relação aos técnicos de enfermagem, são 3 profissionais no período da manhã e 2 no período da tarde.
A limpeza da unidade básica é precária e terceirizada, feita por 2 funcionárias uma em cada período, que trabalhando também 6 horas diárias e 30 horas semanais. A supervisão destas funcionárias deveria passar pelo menos 3 vezes por semana, mas isto não ocorre. A limpeza é precária, o lixo não é acondicionado corretamente, a equipe de enfermagem reclama, os pacientes reclamam pela demora na execução das tarefas por estes profissionais. Alegam não terem sido treinadas. Não utilizam equipamento de proteção individual e por este motivo há conflitos constantes.
O pessoal da limpeza deveria ter uma supervisora,que semanalmente deveria passar pela Unidade, para avaliação e treinamento do funcionário, o que não tem ocorrido. As Enfermeiras seriam responsáveis por cobrar da empresa esta supervisão porém não fazem por falta de tempo, pois estão sobrecarregadas.
A equipe ainda é composta por auxiliares administrativos que fazem o atendimento da recepção, secretaria da direção e relatórios.
Estes profissionais foram contratados temporariamente, pois não há concursos há três anos. Trabalham 8 horas por dia, 40 horas semanais, referem também terem sido contratados sem treinamento, por isso seu trabalho, principalmente os relatórios estão atrasados. O seu treinamento deveria também ser feito pelas Enfermeiras.
Há conflitos entre a equipe de enfermagem, no período da tarde, para assumir a sala de procedimentos de enfermagem e a sala de vacinação.
A sala de procedimentos inclui curativos, inalações, controles de pressão arterial e glicemia capilar, além de administração de medicações. A sala de vacinação, inclui a organização da sala, o controle, o acondicionamento das vacinas na temperatura correta, o atendimento dos pacientes, fazendo a leitura da carteira de vacinação, o preparo e a administração da vacinação, além do seu registro na carteira, no mapa, e levantamento de faltosos.
No período da manhã apenas uma funcionária tem habilidade suficiente para a demanda da sala de vacinação. Os outros profissionais de enfermagem, alegam não terem experiência com crianças e com vacinação. A funcionária adiou as férias, pois não tinha quem a substituísse.
Houve uma discussão com sua colega que também é técnica de Enfermagem e que não quer desenvolver a habilidade necessária para assumir a vacinação alegando insegurança.
No período da tarde, as duas funcionárias possuem as devidas habilidades para as tarefas necessárias para a sala de procedimento e para a vacinação, porém faltam funcionários pois a demanda de pacientes é muito grande. A demanda conta com: verificação de pressão arterial, administração de insulina, curativos de ulceras venosa e arteriais e de pé diabéticos, além da vacinação, pois as mães preferem levar seus filhos no período da tarde a Unidade Básica de Saúde.
No período da tarde, como a unidade não tem auxiliar de farmácia, um auxiliar de enfermagem é responsável pela distribuição de medicamentos aos usuários que recebem a medicação na própria unidade básica. Durante o período da tarde, o funcionário que fica na sala de procedimentos atende também a farmácia, o que causa insatisfação nos usuários que são obrigados a esperar. Uma outra insatisfação dos usuários é a falta de ginecologista, que tem feito com que não possam ser atendidos. O Diretor anterior remarcou várias vezes as consultas, mas não contratou o médico ginecologista e as gestantes ainda não começaram o pré-natal. Há adolescentes grávidas, há adolescentes portadores de HIV. Há também uma grande quantidade de crianças que estão com suas consultas médicas para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento atrasadas, pois há apenas um pediatra no período da tarde, o que não atende a demanda. O programa de auto-monitoramento glicêmico teve início, levando a enfermeira a necessidade de atendimento destes pacientes,
...