Gestão De Suprimentos
Casos: Gestão De Suprimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauricio77 • 10/4/2014 • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
1) A Cadeia de Suprimentos é uma rede de interligadas empresas, que trabalham com o objetivo de gerenciar e controlar o fluxo de material, de informação e financeiro para suprir a necessidade dos consumidores finais. O desafio da equipe é escolher um produto e montar a sua cadeia de suprimentos. Nesse primeiro item, deve descrever o histórico do produto e justificar a sua escolha. (Valor: 1,5)
Resposta:
O produto escolhido é a Cerveja, essa escolha se deve ao fato de já ter trabalhado em cervejarias o que ajuda no desenvolvimento da atividade, agregando novas ideias e reforçando o trabalho através de pesquisas que possam enriquecer o seu conteúdo.
É uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a
partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Acredita-se, que tenha sido a
primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem, onde era usada em rituais
religiosos e festas especiais.
A cerveja possui um alto valor nutritivo e é facilmente assimilada pelo organismo. Seus componentes, indicam salubridade. São vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, além do álcool que, se consumido sem exagero, também é benéfico à saúde.
O mercado brasileiro de cerveja, antes de 1999, era disputado por apenas quatro grandes empresas (Brahma, Antartica, Kaiser e Schincariol), após a criação da AmBev tornou-se ainda mais concentrado, com a característica de oligopólio. O Brasil é um dos produtores mundiais de cerveja. Mas, apesar disso, em relação ao europeu e americano, o brasileiro bebe pouca cerveja. Mas podemos afirmar que a cerveja, a exemplo do carnaval e futebol, já faz parte da cultura do povo Brasileiro.
2) Nesse item a equipe deve descrever a cadeia de suprimento do produto escolhido, nos seguintes aspectos: (Valor: 1,5)
a) Fornecedor;
b) O processo de produção;
c) Varejista;
d) Cliente.
Resposta:
a) Fornecedor - Os fornecedores recebem os dados do ponto de venda para preparar carregamentos em intervalos regulares e assegurar a flutuação do estoque no cliente entre determinados níveis máximo e mínimo. Destaca-se que esses níveis de estoque podem variar em função de padrões sazonais de demanda, de promoções e de mudança no gosto do consumidor.
b) O processo de produção - O processo industrial da fabricação de cerveja é dividido em três fases distintas: 1) Produção de mosto – Moagem do malte, mosturação, filtração, fervura e clarificação; 2) Processo Fermentativo – Fermentação e maturação; 3) Acabamento (pós-tratamento) – Filtração, carbonatação, modificação de aroma e sabor, estandardização de cor, pasteurização e outras.
c) Varejista – O mercado varejista é o principal foco na distribuição dos produtos, ou seja, atingir o mercado varejista é o principal objetivo das indústrias e para isso podem ser lançada campanhas promocionais dos produtos com divulgação clara e objetiva nos pontos de distribuição das cervejas para incentivar o consumo. Ações com preços mais atrativos, combo com produtos que o ponto de venda tem a ofertar com a cerveja. Esse acompanhamento é de suma importância através da equipe comercial para mostrar aos seus clientes o retorno que ele tem com o aumento do giro da mercadoria atrelada a essas ações de mercado.
d) Cliente – Os clientes parceiros das cervejarias, que também são conhecidos como PDV (ponto de venda), aparecem como a principal ferramenta para alavancagem das vendas, afinal, através desses parceiros que os produtos são colocados no mercado para chegar ao consumidor final. A Cervejaria tem como uma das metas auxiliar os seus clientes a expor os produtos da melhor forma no ponto de venda, a programar estoques, a decorar o estabelecimento e a gerenciar receitas e despesas. Esse trabalho melhora o desempenho do ponto de venda, estreita o vínculo com o cliente e também impacta a comunidade ao redor, que é estimulada a seguir o comportamento otimista.
...