Gestão Em Marketing
Ensaios: Gestão Em Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GSSA • 13/11/2013 • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 289 Visualizações
Atividade 1
A rede norte-americana Wal-Mart utiliza tecnologia Smart Tag, que é um sistema que amplia de 7 para 32 campos o espaço para informação sobre o produto. O consumidor ganha, pois levará menos tempo para ter suas compras processadas e até a possibilidade de uma redução de preços. Quando uma empresa adota uma medida em consequência de uma redução de preços do concorrente, esta empresa pode, entre outras ações, adotar:
Resposta
a. Lançar um produto novo que independe de preço.
b. Aumentar a qualidade percebida.
c. Mudança de preço do concorrente não afeta a empresa.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Mudar a produção e aumentar o preço.
As receitas do Facebook cresceram para pelo menos US$ 1,4 bilhão em 2010, de onde a maior parte vem da propaganda. O sucesso, porém, depende das preocupações com concorrentes como Twitter. Outros fatores externos, além da concorrência, que podem afetar os preços praticados por uma empresa são:
Resposta
a. Custos de produção e custos de comercialização e concorrência.
b. Natureza do mercado e demanda, economia, governos, revendedores.
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. Economia, qualidade do produto fabricado, governo e demanda.
e. Marketing, custos de produção e custos de comercialização.
No ciclo de vida do produto atrelado ao preço, à medida que o produto cresce em vendas e entra na fase de maturidade, seu preço tende ao conceito de preço alinhado para, depois, cair lentamente, enquanto entra na fase de declínio, até ser descontinuado. Temos também que alguns produtos de consumo rápido, como sabonetes, jornais, balas etc., que geralmente são lançados com um preço promocional. Neste caso, estes produtos são conhecidos como:
Resposta
a. Commodity.
b. Preço alinhado.
c. Preço promocional.
d. Consumíveis.
e. Nenhuma das alternativas está correta.
A globalização transformou o planeta num grande mercado com cerca de 6 bilhões de pessoas, mas, muitas empresas multinacionais viram-se obrigadas a adaptar-se às realidades locais para conseguirem vender os seus produtos. Por que o cliente compra determinado produto?
Resposta
a. Somente porque atende a sua necessidade imediata.
b. O preço é mais baixo que a concorrência não importando a qualidade do mesmo.
c. valor percebido é maior do que o das ofertas concorrentes e menor do que o custo percebido.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. O valor percebido é menor do que das ofertas concorrentes e maior do que o custo percebido.
Produtos customizados pelas prioridades locais vêm atraindo interesse intenso nos mercados emergentes. A Nokia na Índia rural, onde moram 70% dos indianos, oferece celular rural com lanterna de qualidade e dispositivos individuais úteis para quando o celular tem uso compartilhado, entre outras adaptações locais, que não teriam apelo em mercados maduros. A Nokia oferece um produto de qualidade acima da média do mercado, praticando, no entanto, preços situados na média, isto caracteriza qual tipo de estratégia de preço?
Resposta
a. Premium.
b. Barganha.
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. Penetração.
e. Preço baixo.
Atividade 2
1. O intuito de alguns distribuidores é o de expandir por meio de lojas de varejo ou pelo modelo de autosserviço para ampliar a base de clientes e atingir tanto as pequenas e médias redes varejistas como o consumidor final. Os canais de distribuição constituem o elo entre a empresa e seus mercados-alvo e, portanto costumam ter influência nas decisões de compra de produtos, preços e divulgação (promoção). Por isso que, a maioria das empresas de médio e grande portes trabalham com um modelo misto de distribuição, ou seja:
Resposta
a. Alternam a distribuição, em alguns períodos vendem para varejistas, em outros, somente para pequenos varejistas
b. Vendem mais para os grandes supermercados e menos para o restante
c. Criam estrutura de atendimento apta a atender milhares de clientes
d. Tomam para si as grandes contas e delegam a distribuidores o relacionamento com o resto do mercado
e. Tomam para si as grandes contas e também o relacionamento com o restante das empresas
...