Gestão Em Marketing
Dissertações: Gestão Em Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luana • 8/11/2014 • 6.390 Palavras (26 Páginas) • 208 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 4
Etapa 1 – Apresentação da organização .....6
Etapa 2 – Elaborando plano de marketing .....7
Etapa 3 – Estratégia de marketing ....10
Etapa 4 – Mix de marketing ....18
Considerações Finais ....22
Referências Bibliográficas ....23
INTRODUÇÃO
Nos foi proposto, um relatório sobre as diversas formas de marketing que uma empresa deve seguir para ser líder de mercado. Fomos atrás de cada detalhe que julgamos ser o correto para fazer essa empresa obter sucesso no ramo escolhido.
Nos grandes centros urbanos na atualidade, onde há uma concentração de negócios a todo vapor, percebe-se pessoas compenetradas e sobrecarregadas de atividades, e uma grande parcela dessas pessoas, são mulheres. Esse novo fenômeno, novo por não serem séculos, mas décadas, traz um novo perfil: mulheres com dupla ou tripla jornada de trabalho, que ainda se preocupam com seu bem estar, sua beleza e acima de tudo sua identidade como mulher num sentido bem amplo da palavra, apesar de terem muitas outras atividades que suas avós e mães não tiveram. Segundo a pesquisa do IBGE (2009), o cenário brasileiro estava da seguinte forma: 35,5% das mulheres estavam inseridas no mercado de trabalho com carteira assinada, 30,9% das entrevistadas estavam trabalhando, porém como autônomas (sem registro em carteira) e 3,6% delas estavam desempregadas. Essa pesquisa demonstra que muitas mulheres provêm seu próprio sustento e buscam seu crescimento profissional, estão estudando mais e buscando maior qualificação para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
A economia favorável do Brasil, também fomenta o acesso de novas classes sociais a produtos antes inacessíveis a elas. Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial e a ONU (Organização das Nações Unidas) o PIB (Produto Interno Bruto) do país nos coloca como a 6ª economia mundial, o que favorece muito o consumo interno, pois as pessoas têm produzido mais, consequentemente com o aumento de sua renda irá comprar mais. A facilidade e acesso ao crédito também faz o mercado interno se aquecer.
Frente a um cenário favorável, com significativas mudanças comportamentais e hábitos de consumo, o comércio em geral pôde dar um salto em suas vendas e alcançar novos mercados. O grande desafio então, das lojas varejistas e atacadistas de roupas íntimas e lingeries, é crescer e se desenvolver em meio a tantos concorrentes com produtos similares. Como se diferenciar num mercado onde o estilo, design, qualidade já são elementos básicos e esperados pelos clientes? Não
há como se valer mais por ter uma qualidade maior ou um design diferenciado, pois somente isso não fideliza o cliente.
É de extrema importância que as empresas, e mais especificamente as lojas de roupas íntimas e lingeries, consigam se comunicar de forma eficaz e eficiente com o seu público-alvo, atraindo-o para ser cliente e fiel. Mas como inovar e promover diferenciações que tragam competitividade e visibilidade?
Voltamos a uma premissa muito importante, e porque não dizer, o patrimônio da empresa: seus clientes. O relacionamento com o cliente, uma comunicação correta, um network de qualidade alavanca excelentes negócios. Hoje as pessoas contratam empresas por indicação, vão a determinados restaurantes por indicação, fazem consultas com determinados médicos por indicação e também compram em determinadas lojas de roupas íntimas por indicação. Para a empresa de
pequeno porte essa rede de relacionamento de marketing boca a boca é fundamental.
Segundo Cafferky (1999), mais de 80% das pessoas seguem as recomendações de um familiar, amigo ou um profissional ao adquirirem um produto ou serviço. Segundo esse autor, cada cliente possui uma rede de relacionamentos, sendo essa rede a principal fonte para os consumidores obterem informações sobre inovações. Por isso é importante um excelente atendimento e um pós venda encantador, que supere as expectativas do cliente. Dessa forma a empresa consegue se manter no mercado, dando margem para que possa se reinventar sempre, trazendo para seus processos o diferencial que definirá a fidelização de seus clientes.
Outras formas eficazes de comunicação, que são hoje fomentadas pela era digital, são as redes sociais, sites e outras formas de tecnologia que interajam com o cliente-alvo da empresa. Utilizar-se de Twitter, Facebook, Orkut, Msn, para construir um canal de comunicação como o cliente, tem sido tão eficaz quanto nos tempos áureos da lista telefônica. Fazer com que o nome da empresa seja o primeiro na busca do Google, ou visto em banners virtuais, sites de compras coletivas são grandes sacadas, que não só as grandes empresas podem utilizar, mas as pequenas e micro empresas.
Então, qual postura correta para ganhar mais uma fatia do mercado e comunicar de uma forma inovadora, para se tornando mais competitivo?
Para se posicionar no mercado é importante um planejamento estratégico de marketing muito bem definido, compreender o comportamento do consumidor, suas variáveis e saber trabalhar em todas elas. Antes de qualquer coisa, o empresário precisa conhecer seu negócio, o mercado em que atua e o seu cliente alvo. Conhecimento, quem o tem consegue se destacar. A base para levantar informações foi através de pesquisa do universo estudado. Segundo Minayo
(1996), a pesquisa é considerada uma atividade básica das ciências na sua indagação e na descoberta da realidade. Pode-se considerar pesquisa de mercado como uma atitude e uma prática teórica de constante busca, que define um processo inacabado e permanente.
ETAPA 1
Descrição da empresa
Nome: Pecado Lingerie Ltda
Endereço: Alameda Celidônio do Monte, 500. Piso térreo. Jardim Magnólias – Sorocaba/ SP
Segmento que atua: Mix de moda íntima e fantasias
...