Gestão Pública Na Saúde
Ensaios: Gestão Pública Na Saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cris_20 • 7/7/2014 • 4.241 Palavras (17 Páginas) • 362 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................3
1.2 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 DIAGNÓSTICOS ORGANIZACIONAIS.................................................................5
2.2 DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL.............................................................................9
2.2.1 Organograma...................................................................................................10
2.2.2 Imunização.......................................................................................................11
2.3 DIAGNÓSTICOS DE BENEFICIOS.....................................................................15
2.4 DIAGNÓSTICOS ÉTICOS...................................................................................17
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O diagnóstico, segundo Oliveira (2006) nos processos de mudanças organizacionais, é um dimensionamento ou uma avaliação que se faz sobre o estado atual da organização, com o intuito de se determinar às condições necessárias para se chegar a um novo estado, mais desejável do que o atual. O diagnóstico, portanto, consiste na formulação de suas estruturas de referência, intimamente interligadas, uma descritiva e analítica, sobre o estado presente, e a outra normativa e voltada para a ação futura. Assim como outros serviços públicos de Umuarama, o Sistema Municipal de Saúde é uma experiência exitosa em administração pública no Brasil, por detrás das ações mais conhecidas, existe uma estrutura bem entrelaçada entre os diversos níveis de atendimento ao usuário, com comunicação eficaz por meio de tecnologias e inovações constantes, desde a base à alta direção da Secretaria. Além disso, é importante destacar a busca por consultorias e assessorias relevantes para a boa gestão na saúde
Este é um estudo de caráter exploratório, utilizando como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental sobre o Fundo Municipal de Saúde e Sistema Único de Saúde do município de Umuarama, estruturado dentro da Prefeitura Municipal de Umuarama, mantendo a análise e reflexão acerca do SUS, bem como todos os assuntos tangentes à saúde, em nível local, e propostas das disciplinas aplicadas em realizar o diagnostico organizacional.
1.2 OBJETIVO GERAL
Este trabalho visa estudar e detalhar o diagnóstico da organização do Sistema Único de Saúde em Umuarama e entender como é organizada , bem como as ferramentas de gestão utilizadas, que o tornam um modelo de gestão pública.
1.3 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
O Fundo Municipal de Saúde de Umuarama é conhecido como Secretaria Municipal de Saúde, porém é separado da prefeitura e utiliza seu próprio CNPJ 08.931.506/0001-26, contando com o quadro funcional de 406 funcionários entre celetista e estatutários, 01 assessor jurídico e 34 cargos comissionados, É subordinada ao Secretário de Saúde conseqüentemente pelo Prefeito Municipal.
Fundo Municipal de Saúde tem como objetivo de cuidar da saúde do município como: executar, planejar, organizar, controlar e avaliar as ações de saúde, elaborar e executar programas em ações e educação em saúde, controlar e fiscalizar procedimentos dos serviços privados de saúde, vigilância em saúde, saúde do trabalhador em saúde, e outros sendo a principal promoção de ações em prevenção.
Instituído pela Lei Ordinária nº 1541 de 29/08/1991, posteriormente alterada pela lei Ordinária nº 1734 de 23/03/1993, sua estrutura física é dividida em:
• Secretaria Municipal de Saúde (administração);
• 23 Unidades de Saúde;
• Pronto Atendimento Municipal de Saúde- PAM;
• Centro de Especialidades Odontológicas;
• Centro de Especialidades Médicas.
É dividida para melhor administração em 05 (cinco) Eixos de Gestão:
1. Vigilância em Saúde;
2. Atenção Primária a Saúde;
3. Assistência Farmacêutica;
4. Gestão do Sistema Único de Saúde;
5. Alta e Média Complexidade.
O Conselho Municipal de Saúde é órgão fiscalizador do Fundo municipal de Saúde, visando como e onde são gastos os recursos financeiros e os serviços prestados aos usuários, para isto instrumentos legais que norteiam são: PPA, PAM, LDO, LOA,Relatório de Gestão.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem como missão: “Planejar e executar a política de saúde para o Município de Umuarama, responsabilizando-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados, monitorando doenças e agravos e realizando a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde, visando a uma população mais saudável”.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIAGNÓSTICOS ORGANIZACIONAIS
Segundo Oliveira (2007) o diagnóstico organizacional tem a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim coordenar o rumo das ações, direcionarem soluções para os problemas encontrados e indicar as melhores formas e procedimentos para remedia-las. A questão de base é a sobrevivência organizacional em longo prazo. A sobrevivência está relacionada com a situação de ajuste da Organização com seu ambiente.
O diagnóstico é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes, tais como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e
...