Gestão RH
Casos: Gestão RH. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelo05 • 19/5/2014 • 3.283 Palavras (14 Páginas) • 387 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MARCELO GUILHERME MIRANDA
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
DENTRO DO CONTEXTO ECÔNOMICO ATUAL
IPATINGA-MG
2012
MARCELO GUILHERME MIRANDA
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
DENTRO DO CONTEXTO ECÔNOMICO ATUAL
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: 836127
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – para as disciplinas do primeiro semestre “Teorias da Administração, Análise Econômica e Social, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais”.
Professores: Ulisses Januzzi, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaka e Adriana Vinholi Rampazzo.
IPATINGA – MG
2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 3
1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ............................................................................... 4
1. 1. Principais Teorias e Seus Conceitos ...................................................................... 4
1.2. A Importância das Teorias da Administração na Atualidade ................................... 6
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS ................................................................................. 8
2.1. O Processo de Comunicação ................................................................................... 8
2.2. Gerindo Conflitos Organizacionais ........................................................................... 8
3. TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO ................................................. 10
3.1. Gestão de Informação e do Conhecimento ............................................................ 10
3.2. O Conhecimento Aplicado à Gestão de RH ........................................................... 11
4. ANÁLISES ECONÔMICA SOCIAL .......................................................................... 12
4.1. Desenvolvimento Econômico ................................................................................. 12
4.2. Tendências e Valorização do Capital Humano ...................................................... 13
CONCLUSÃO ............................................................................................................... 14
BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................. 15
INTRODUÇÃO
Em todo história empresarial da humanidade, nunca foi tão desafiador para os gestores de Recursos Humanos a compreensão dos desafios apresentados pelo atual modelo globalizado em que estão inseridas as organizações da atualidade. Neste novo contexto, uma única decisão poderá levar ao sucesso ou fracasso toda uma organização.
Embora as primeiras teorias administrativas tenham surgido formalmente no início do século XX há importantes registros nas bases históricas da teoria da administração que comprovam a utilização da essência da administração em grandes feitos da humanidade. Dentre os quais podemos citar as atividades de caça nos primórdios da humanidade, a construção das pirâmides, as organizações militares que datam de 3.500 aC, o renascimento, a revolução industrial, e tantos outros considerados importantes legados.
Nosso trabalho objetiva esclarecer algumas situações freqüentemente vividas pelas organizações no que tange aos aspectos estruturais e organizacionais enfrentados pelos gestores de recursos humanos.
1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1.1 Principais Teorias e Seus Conceitos
No século XX surgiu formalmente as primeiras teorias da administração, impulsionadas, principalmente, pelos estudos dos pais da abordagem clássica, Frederick Taylor e Hery Fayol dado o crescimento acelerado e a importância do aumento da eficiência e eficácia das empresas. Robbins (2006, p. 489) já dizia que a abordagem clássica é a perspectiva pela qual profissionais e autores, buscando criar princípios racionais que tornassem as organizações mais eficientes, estabeleceram o fundamento teórico para a disciplina de administração.
Em 1948, Taylor já visualizava que eram os trabalhadores que moviam as fábricas, criou a Organização Racional do Trabalho (ORT) substituindo métodos baseado na experiência e rudimentares em métodos científicos na organização e realização de tarefas. Padronizou ferramentas, equipamentos, rotinas de programação, estudos de movimentos, introduziu símbolos, índices e iniciou os estudos de seleção de trabalhadores mais adequados às respectivas tarefas. Fayol, cuidou do planejamento e controle, da gerência e da administração das organizações. Sua obra “Os Princípios da Administração”, de 1908, foi um marco que definiu conceitos até hoje utilizados, como o PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle).
As teorias de Taylor, privilegiando as tarefas de produção, e Fayol, privilegiando a estrutura
...