Gestão da manutenção
Por: Kaline Lima • 9/7/2015 • Seminário • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
MEDIÇÃO
O ato de medir acompanha a humanidade desde seus primórdios, e se tornou hoje atividade indispensável em todas as atividades humanas. O valor de um produto, a qualidade de certo objeto, a velocidade de um carro, são exemplos de medição do nosso dia-a-dia.
A necessidade de se mensurar levou a humanidade a desenvolver bases comuns de medição, para garantir o entendimento da quantidade ou valor de certo produto. O comércio contribuiu de forma direta para que as medições se aperfeiçoassem cada vez mais e se tornassem confiáveis. Antigamente um artifício muito usado para medição era a anatomia do corpo humano, usando partes do corpo para mensurar uma grandeza.
A globalização nos dias de hoje impõe que o padrão de medida de um país seja compatível com outros países, para que um produto que for exportado para este país funcione com as mesmas características do país de fabricação. Essa necessidade fez surgir um sistema internacional de medidas, que veio para padronizar as medidas em todo o mundo, já que existia uma grande diferença no sistema de medição entre alguns países.
IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO
A medição auxilia quando se necessita monitorar, controlar e investigar diversos fenômenos físicos ou processos. Monitorar consiste em observar passivamente uma grandeza, para acompanhar suas variações no decorrer do tempo ou obter uma medida instantânea. Esse monitoramento é útil quando se precisam analisar as causas que levam ao valor daquela medida.
Caso haja disparidade entre o valor real e o ideal, é necessário que se controle tal acontecimento para que o fenômeno ou processo não saia das conformidades, ou volte a ser conforme. Um exemplo simples de controle pode ser exemplificado por uma bóia de caixa d’água, que controla a entrada ou não de água por meio de monitoramento.
A investigação por meio de análise de medição também é de suma importância, principalmente quando se quer uma comprovação científica de um fato ocorrido. A medição auxilia na comprovação real de tal ocorrido. A investigação é uma ferramenta indispensável quando se fala de evolução tecnológica, pois a comprovação dos fatos é dada por meio de testes.
ERROS DE MEDIÇÃO
Na prática, é impossível fazer uma medição perfeita. Erros de medição são comuns, devido à dificuldade de se obter 100% de precisão. Alguns fatores teriam que ser observados para garantir a perfeição da medição, tais como: um sistema de medição perfeito; um ambiente controlado e perfeitamente estável; um operador perfeito e que a grandeza sob medição tivesse valor único, perfeitamente definido e estável.
Vários fatores influenciam os erros. Condições ambientais alteram diretamente a indicação do sistema de medição. Fatores como temperatura, pressão atmosférica, vibrações mecânicas interferem e modificam o mensurando. Até a construção do equipamento de medição resulta em imperfeições, que são observadas no valor final.
O operador tem sua parcela de culpa nas imperfeições da medida, já que ele é o responsável por manipular o equipamento. A técnica utilizada também é importante para se obter o resultado mais aproximado do ideal. Geralmente o mensurando (objeto que será medido) também apresenta imperfeições dimensionais.
O erro está presente, mas não significa que a medida não seja confiável, pois todo sistema de medição trabalha com uma faixa de erros, é importante que o erro esteja dentro de uma faixa limite para que seja possível confiar na medida.
RESULTADO DA MEDIÇÃO
Este resultado é conhecido tecnicamente como indicação, que não é um número fixo, mas sim faixas de valores onde a indicação se encontra. O resultado é composto de duas parcelas, que são o resultado-base, que é o valor central da faixa a que corresponde o resultado da medição, e a incerteza de medição, que está relacionada à dúvida presente no resultado da medição, que está definida a faixa, centrada em torno do resultado-base. A correta determinação da medição está baseada nos três princípios da metrologia: conhecimento, honestidade e bom senso.
LINGUAGEM DA METROLOGIA
Os termos utilizados para definir alguns conceitos, como precisão, acuracidade, aferição foram se tornando um problema ao longo do tempo, devido à variedade de nomenclaturas existentes até então para designar uma medida. Com o intuito de uniformizar os termos utilizados na metrologia, os órgãos responsáveis criaram um vocabulário específico, que seria padrão para todos, onde os termos foram descritos tecnicamente.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO
- Qual o vetor que popularizou a medida e que a tornou necessária para a humanidade?
Sem dúvida, o comércio. Desde a antiguidade, comerciantes necessitavam de mensurar seus produtos para que fossem vendidas de forma satisfatória para ambos os lados.
...