Governança Corporativa Caso WordCom resenha
Por: arrhenriques • 8/9/2016 • Resenha • 935 Palavras (4 Páginas) • 1.127 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Estudo de Caso
Andréia Rocha Ribeiro Henriques
Trabalho da disciplina Governança Corporativa e Excelência Empresarial
Tutor: Prof.Roberta Matos de Mira Miranda
Rio de Janeiro
2016
Estudo de Caso :
Governança Corporativa e Excelência Empresarial
Fraude Contábil WorldCom
REFERÊNCIA: KAPLAN S.Robert, KIRON David
Caso Harvard Fraude Contábil na WorldCom
EUA Setembro,14/ 2007
A WorldCom, empresa fundada em 1979. Por meio de uma estratégia agressiva de aquisições e fusões, e tornou-se a segunda maior companhia de telefonia de longa distância nos Estados Unidos e uma das maiores companhias no fornecimento de tráfego de dados da internet.
De acordo com Eichenwald(2002), ao todo foram 65 aquisições no período entre 1991 e 1997 ,resultando em um investimento de aproximadamente 60 bilhões de dólares e numa dívida no montante de 41 bilhões de dólares.
De acordo com Browning( 2002) , no ano de 1997 ,uma ação da WorldCom iniciou o ano cotada na bolsa de valores de Wall Street a meros centavos de dólar e ao término do mesmo ano acabou chegando o valor de 60 dólares por ação. Foi neste momento que os analistas da bolsa notaram a presença da Companhia e do seu visionário CEO ,Bernie Ebbers,fazendo com que bancos de investimentos, analistas e corretores fizessem fortes recomendações aos investidores e com o aumento da cotação das ações da WorldCom, ficou fácil a utilização destas aquisições de outras companhias.
As fusões e aquisições representavam um grande desfio gerencial em pelo menos duas áreas,gerenciamento e contabilidade,porém na aquisição da MCI houveram indícios de que várias áreas de gestão não foram bem tratadas.
Além de a integração das empresas não ter ocorrido de maneira eficiente,a Companhia efetuou a interpretação de forma errada das leis contábeis americanas enquanto preparava suas demonstrações financeiras. Para apresentar lucros de maneira crescente, a Companhia apresentou milhões de ativos adquiridos, colocou no resultado custos e despesas esperados para a companhia adquirida no futuro,resultando grandes prejuízos no exercício corrente,porém,no futuro,crivasse a aquisição da MCI a worldCom utilizou-se de outro artíficio, o qual reduziu o valor contábil de alguns ativos em vários bilhões de dólares e alocou estes valores nos ativos intangíveis,registrando o nome da marca pela mesma quantidade e fazendo com que a Companhia os utiliza-se durante décadas.
De acordo com Sender(2002) , o valor das ações apresentavam-se elevados e as praáticas contábeis adotadas pela WorldCom maximizavam os ganhos financeiros das aquisições enquanto minimizavam as despesas existentes. A Companhia ignorava as questões importantes referentes a consolidação com novas empresas as quais, com as práticas adotadas,resultavam no aumento contínuo das ações.
Entretanto , todas as práticas adotadas pela Companhia foram colocadas em risco quando, no ano de 2000 , o governo norte americano recusou a permissão da Sprint pela WorldCom e com essa negação, não havia mis a possibilidade de utilizar as estratégias que beneficiavam a WorldCom,deixando a sua administração com difíceis escolhas,
Os anos seguintes apresentaram dificuldades em manter sua valorização ,e em Julho de 2002, a WorldCom protocolou pedido de proteção contra falência após várias divulgações referentes as irregularidades contábeis existentes.
De acordo com Solomon(2002) a WorldCom apresentava também um montante de 241 milhões de dólares em empréstimos dados pelo conselho de administração aos gestores. Surge então o questionamento das autoridades se esses empréstimos eram éticos,pois 27% das empresas de capital aberto possuíam empréstimos com seus executivos, os quais apresentavam taxas amigáveis que consistiam em baixo retorno aos ativos das companhias.
...