Governança Corporativa
Exames: Governança Corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: muche • 19/5/2014 • 283 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
1. Descreva o que é governança corporativa, quais empresas devem empregar esse modelo de gestão financeira e quais são as vantagens e desvantagens quando se trata de maximizar os resultados da empresa que o adota?
A Governança Corporativa é a transparência das operações de uma empresa com seus investidores. Aconselha-se aplicar em organizações que estão em crescimento e se tornando mais complexas pois o distanciamento entre os proprietários e os controladores é maior. Esse distanciamento causa o custo de agency.
Sua vantagem está em criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. Essas ações são asseguradas pelo conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.
Um dos pontos preocupantes na Governança Corporativa é o impacto na eficiência econômica da organização devido a forte ênfase em maximizar valor para os acionistas.
2. O que se entende como custo de agency? Por que a empresa deve incorrer tal custo? Este é contabilizado? Explique.
O custo de agency refere a um potencial conflito de interesses entre os administradores e os proprietários e/ou acionistas da empresa. Um descompasso entre a vontade dos administradores e proprietários. A aplicação da Governança Corporativa visa minimizar esse custo de agency ou como também é conhecido “problema de agency”.
Os custos de agency são contrabillizados e estão divididos em três compomentes: (i) gastos com o monitoramento de agente. (ii) gastos do agente para assegurar que não causará danos ou indenizará o principal se uma ação prescrita não foi adotada; (iii) gastos atribuídos a perdas residuais. Os gastos residuais equivalem a perda do bem estar do principal dados os conflitos de interesses.
...