Hoem E Sociedade
Casos: Hoem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: midiancacheta • 22/3/2014 • 2.342 Palavras (10 Páginas) • 185 Visualizações
Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.
a.
A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.
b.
Apenas as pessoas prepotentes, presunçosas acham que suas culturas são superiores às demais.
c.
O autor acha que somente com vários deuses é possível discutir esse assunto.
d.
O autor não dá importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atualização.
e.
S. P. Rouanet cita apenas os aspectos políticos da intolerância entre os grupos sociais, em virtude dos demais aspectos não terem importância para ele.
0,5 pontos
Pergunta 3
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
a.
Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
b.
A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.
c.
A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.
d.
É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
e.
Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.
0,5 pontos
Pergunta 4
Das relações entre homem e sociedade decorre que:
a.
Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
b.
O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.
c.
É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura. Por isso, é a psicologia que estuda a cultura.
d.
Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.
e.
Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.
0,5 pontos
Pergunta 5
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b.
Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.
c.
Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.
d.
Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.
e.
Como nenhum lugar e nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.
0,5 pontos
Pergunta 6
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
a.
A antropologia social não
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