ILB Constitucional - Não Respondida
Trabalho Universitário: ILB Constitucional - Não Respondida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JPAM • 19/2/2015 • 598 Palavras (3 Páginas) • 2.275 Visualizações
A respeito dos antecedentes históricos da Constituição de 1934, assinale a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. A época denominada “Governo Provisório” ficou marcada pelo diálogo pleno entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, demonstrando o quadro democrático conquistado após intensas lutas revolucionárias.
2. A Revolução Constitucionalista de São Paulo , iniciada em 9 de julho de 1932, fez com que Getúlio Vargas convocasse Assembleia Nacional Constituinte para elaborar a Constituição de 1934.
3. A “Revolução de 30” contribuiu decisivamente para que Getúlio Vargas assumisse o poder.
4. O domínio das oligarquias e a ruptura com a política do “café com leite”, pelo Presidente Wasghinton Luís, estão associados ao nascimento da CF/1934.
Em relação à Constituição de 1891, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I – É no texto da CF /1891 que surge a ideia de levar a capital do país para o planalto central.
II – A tripartição dos Poderes foi adotada no texto da nossa segunda constituição, sendo que o Poder Moderador foi extinto por completo.
III – O voto deixou de ser restrito aos homens.
Escolha uma:
1. Apenas a afirmativa II está falsa.
2. Apenas a afirmativa III está falsa.
3. Apenas as afirmativas I e II estão falsas.
4. Apenas as afirmativas I e III estão falsas.
Sobre o direito à igualdade, assinale a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. O direito à igualdade surge no século XVIII, mas é no século XX que ele ganha uma maior profundidade, assegurando a igualdade material das pessoas, sobretudo em razão das ações afirmativas.
2. O Estado Social de Direito foi o responsável por fazer uma releitura do direito à igualdade.
3. A Constituição de 1988 traz alguns exemplos igualdade material, como é o caso da licença maternidade.
4. A igualdade formal significa que deve-se tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.
Levando em consideração as ideias defendidas por Marcelo Neves a respeito do transconstitucionalismo, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I – Quando duas ordens jurídicas supranacionais se debruçam sobre um determinado problema, aquela que o apreciou em primeiro lugar tem prevalência sobre a outra.
II – Na solução de um caso que ultrapassa as fronteiras de um país, quando duas Cortes Constitucionais estão envolvidas, não se deve utilizar o mecanismo de ponderação de princípios nem do diálogo, pois, aqui, deve prevalecer a soberania estatal e a imposição do poder.
III – A tese do transconstitucionalismo não espelha a evolução natural do Direito Constitucional, que caminha, cada vez
...