IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA,
Por: djanine flavia • 24/4/2017 • Abstract • 823 Palavras (4 Páginas) • 497 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
FICHAMENTO DE CONTEÚDO
TEXTO: IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA, Vânia Cardoso da Silva Morais e Adevailton Bernardo Santos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, Bimestral.
MACAU – RN
2016
IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA, Vânia Cardoso da Silva Morais e Adevailton Bernardo Santos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, Bimestral.
MORAIS, Vânia Cardoso da Silva; SANTOS, Adevailton Bernardo. IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, p.166-181, 2003. Bimestral. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/download/.../169 >. Acesso em: 23 out. 2016.
O trabalho dos autores baseia-se na análise da vivencia de uma pesquisa em uma turma de 70 alunos de uma escola de Ensino Médio, analisando questionários, relatórios e depoimentos que com o processo didático com atividades experimentais na disciplina de biologia irá contribuir para haver uma maior interação dos alunos nesta matéria.
Foi abordado nesse artigo a sequência “A Construção de Mosquitérica no combate à dengue”, todas as atividades experimentais e pedagógicas foram feitas em sala de aula, pátio ou área externa às salas, por que a escola não possui laboratório de Ciências.
“Nos procedimentos metodológicos, durante toda a sequência primou-se pela interação, o trabalho em grupo e o uso da linguagem conforme a abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2001, 2007) que preza pelo desenvolvimento do indivíduo pela interação social. A abordagem do tema dengue foi feita conforme a metodologia de Ensino Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), sendo eles: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento [...]” (MORAIS E SANTOS, 2003, P.167)
A atividade experimental influencia motivando positivamente os estudantes em relação à Biologia, contudo, o conjunto teórico de atividades experimentais e a postura docente, favorece o processo de ensino aprendizagem unindo os conhecimentos científicos da realidade dos estudantes aumentando a possibilidade de aprendizagem dos conceitos biológicos.
“As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica sugerem dentre outras coisas, que o currículo do Ensino Médio, garanta ações que promovam a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, o acesso ao conhecimento e exercício da cidadania [...] Após essas recomendações, as Diretrizes abordam a questão da articulação teoria prática, mencionando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB):” (MORAIS E SANTOS, 2003, P.168)
Segundo os autores a abordagem histórico-cultural tem como base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
A problematização inicial nos TMP em primeiro momento, aquele em que se apresentam situações reais, conhecidas e presenciadas pelos estudantes relacionadas aos temas, sendo necessária a introdução dos conhecimentos científicos, para interpretá-las. Os alunos são desafiados a expor seus pensamentos sobre algumas situações propostas. E assim o docente, ficara
...