INTERSECÇÃO ENTRE UMA RECTA E UM PLANO
Tese: INTERSECÇÃO ENTRE UMA RECTA E UM PLANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrewrulls • 20/6/2013 • Tese • 977 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
INTERSECÇÃO ENTRE UMA RECTA E UM PLANO
ENTRE UMA RECTA E UM PLANO – geral
1 - Conduzir pela recta dada um plano auxiliar (em geral um plano projectante, mas não necessariamente) que contenha a recta dada;
2 - Determinar a recta de intersecção entre os dois planos. Esta recta e a recta dada são complanares, pois estão ambas contidas no plano auxiliar;
3 - O ponto de concorrência das duas rectas é o ponto de intersecção da recta dada com o plano dado.
ENTRE UMA RECTA E UM PLANO – recta com plano projectante
Para um plano projectante horizontal, é no cruzamento da projecção horizontal da recta com o traço horizontal do plano, aonde se situa a projecção horizontal do ponto de intersecção.
ENTRE UMA RECTA E UM PLANO – recta projectante com plano não projectante
Para um plano projectante horizontal, primeiro obtem-se no cruzamento da projecção horizontal da recta com o traço horizontal do plano, a projecção horizontal do ponto de intersecção.
Depois é utilizada uma recta auxiliar qualquer, que contém o ponto de intersecção, para assim se obter a projecção frontal do ponto de intersecção.
INTERSECÇÃO ENTRE DOIS PLANOS
ENTRE DOIS PLANOS – projectantes e não projectantes
As projecções da recta de intersecção são coincidentes com as respectivas projectantes, quando a situação for projectante.
A situação de não projectante implica a obtenção das projecções da recta de intersecção através dos traços da recta, localizados no cruzamento dos traços dos dois planos.
ENTRE DOIS PLANOS – um projectante e o outro não definido pelos traços
Uma das projecções da recta de intersecção é coincidente com as respectiva projectante; enquanto a outra é obtida pelos pontos de intersecção das rectas que definem um plano com o outro plano.
ENTRE DOIS PLANOS – de rampa, passantes
A recta de intersecção é uma recta fronto-horizontal.
Através de um plano auxiliar projectante, obtem-se duas rectas complanares auxiliares, rectas de intersecção do plano auxiliar com os dois planos dados, com o ponto coincidente das duas rectas a localizar a recta fronto-horizontal.
ENTRE DOIS PLANOS – plano passante e plano projectante com ponto comum
O ponto comum e o ponto que define o plano passante definem a recta de intersecção.
ENTRE DOIS PLANOS – oblíquos ou passantes com um ponto comum no eixo x
Através de um plano auxiliar projectante, obtem-se duas rectas complanares auxiliares, rectas de intersecção do plano auxiliar com os dois planos dados, com o ponto coincidente das duas rectas a localizar um dos pontos da recta de intersecção entre os dois planos dados.
O outro ponto será o ponto comum para definir a recta de intersecção.
ENTRE DOIS PLANOS – não definidos pelos seus traços
Através de um plano auxiliar projectante, obtem-se quatro rectas complanares auxiliares, rectas de intersecção do plano auxiliar com os dois planos dados, com os dois pontos coincidentes das quatro rectas a localizar a recta de intersecção.
INTERSECÇÃO ENTRE UM PLANO E UM BISSECTOR
ENTRE PLANO E BISSECTOR – definido por duas rectas
Os traços nos bissectores das duas rectas definem as projecções da recta de intersecção.
ENTRE PLANO OBLÍQUO OU DE RAMPA E BISSECTOR – definido pelos seus traços
Uma recta auxiliar do plano dado localiza o traço da recta no bissector, que juntamente com ponto do plano no eixo x definem a as projecções da recta de intersecção.
ENTRE PLANO PROJECTANTE E BISSECTOR – definido pelos seus traços
A projecção homónima com a projectante resulta em projecção coincidente.
A outra projecção será simétrica ou coincidente à primeira projecção, consoante o bissector é o β1,3 ou o β2,4.
INTERSECÇÃO ENTRE TRÊS PLANOS
ENTRE TRÊS PLANOS – primeira possibilidade
Primeiro é obtido a recta
...