INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
Por: W B • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
PROFª: Ma. Maria do Socorro Moura Costa
EXERCÍCIOS
Com base nos estudos feitos sobre a origem e formação do Estado, mediados pela contribuição de Dalmo Dallari, responda ao que se pede:
01. Mostre em que consistem os conceitos de Estado: etimológico, genérico e histórico-político.
Estado do latim status = estar firme, significando: situação permanente de convivência e ligado à sociedade política. Adentro na origem da palavra, então Estado é definido como: sociedade política sem fim específico, mas que integra todas as sociedades humanas, e que, a partir de sua autoridade superior, fixa regras de convivência entre seus membros.
02. Sobre a origem e formação do Estado quanto à época analise a primeira tese apresentada pelo autor.
Teoria da onipresença do Estado: Desde que o homem organizou-se em sociedade, dotado de poder e como autoridade para determinar o comportamento de todo do grupo. Determina o que o Estado é universal e unificador de toda organização social humana.
03. Mostre o principal argumento da segunda tese que explica a origem e formação do Estado quanto à época.
Teoria da institucionalização do Estado: A sociedade existiu sem o Estado durante certo período, mas por causas diversas levaram à formação para atender às necessidades ou divergências dos grupos. O Estado foi aparecendo de acordo com as condições necessidade de cada lugar.
04. Como o Tratado de Westfália esclarece sobre a terceira tese da origem e formação do Estado quanto à época?
O tratado de Westfália assinado no ano de 1648, determinada esta com a data oficial do surgimento do Estado, quando nasce a idéia e prática de soberania a partir no século XVII
05. Aponte o argumento utilizado pelo autor para explicar a diferença entre a formação originária e a formação derivada de Estados, como sendo respostas à origem do Estado quanto às causas.
Formação originária: agrupamentos humanos ainda não integrados a qualquer Estado, classificadas como: formação natural/espontânea e formação contratual.
Formação derivada: A criação de Estado dar-se a partir de Estado preexistentes, atualmente este processo mais comum.
...