INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO. O PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO. O PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8097 • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem por objetivo diferenciar as atribuições de um Empreendedor e um Administrador. A partir de um estudo de caso, foi possível conhecer as principais características de ambos, proporcionando assim, uma análise dos profissionais da área, bem como autoanalise.
ETAPA 01 – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO. O PROCESSO EMPREENDEDOR.
2.1 EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Analisando os pontos fortes do grupo chegamos a um consenso que a maior parte da equipe já está pronta para ser um Empreendedor, pois as características maiores foram pró- atividade, iniciativa, disciplina. Visando estas características podemos observar que muitos estão aptos para a área dos negócios, em contrapartida o Empreendedor assume riscos que podem ocasionar em prejuízos e falência.
Em suma, o grupo concluiu que o empreendedor é aquele que cria que inova, que não tem medo, é seguro ao assumir riscos calculados. Ele tem uma percepção de crescimento é um visionário na área dos negócios, tomadores de decisões, exploram as oportunidades, são determinados e dinâmicos.
Porém, entendemos que o administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, organizações, ele é inseguro na hora de assumir riscos dentro do seu negócio, guia-se pelos critérios de desempenho.
O Administrador utiliza a parte mais teórica do processo, não tem pulso ou coragem para exercer a parte prática. O empreendedor define o objetivo que vai determinar seu próprio futuro. Ou seja, apesar das similaridades nas funções empreendedoras e administradoras conceituadas desde a abordagem pelos atos de planejar, organizar, prever, controlar e comandar existe o diferencial visionário característico dos empreendedores.
Por essa característica, o empreendedor direciona as atividades para o aspecto estratégico das organizações, enquanto o administrador limita e coordena as atividades diárias.
Um empreendedor está sempre com o foco no futuro enquanto o administrador está focado no presente. Seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, afinal o ideal é que todo o administrador seria planejamento e controle.
Cabe ao empreendedor multiplicar os recursos e utilizá-los de forma surpreendente em favor próprio da sociedade. O administrador não deve ser tradicional, pois o ambiente sob o qual administra muda e exige mudanças rápidas e continuas.
Mesmo sendo profissionais diferentes, o administrador é confundido com o empreendedor e vice-versa.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. São profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das organizações, buscando soluções para todo tipo de problemas e conflitos de circunstâncias desfavoráveis para a organização. O objetivo é evitar falhas, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção. Sendo assim o administrador é mais centrado em como melhorar
...