Impacto dos meios de comunicação no tabagismo Diferenças ao longo das últimas décadas
Por: Bicas • 18/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
Impacto dos meios de comunicação no tabagismo |
Diferenças ao longo das últimas décadas |
[pic 2]
1ºano – Ciências da Comunicação
Índice
Introdução – 4
A origem do tabagismo – 5
Meios de comunicação – 6
A evolução do tabagismo – 7
Cigarro Eletrónico – 8
Diferenças do tipo de tabagismo – 9
Tabagismo no filmes e séries – 11
Inquéritos – 12
Medidas adotadas em Portugal – 14
Tabagismo vs Meios de Comunicação – 15
Estatísticas – 16
Conclusão – 18
Bibliografia – 19
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia da Informação do 1ºano do curso de Ciências da Comunicação.
Decidi escolher o tema “Impacto dos meios de comunicação no tabagismo” porque a meu ver é uma situação que está presente nos nossos dias e que passa despercebida à maioria das pessoas. Nos dias de hoje, é possível ver inúmeros meios de publicidade contra o tabagismo, desde campanhas a imagens ilustrativas nos maços de tabaco. Este irá ser um dos pontos mais importantes do trabalho, onde irei falar um pouco de cada e do impacto que este provoca.
Ao longo deste trabalho será possível observar as diferenças de opinião da comunicação social sobre este tema ao longo das últimas décadas, o impacto que esta tem na população e ainda outros temas sobre este assunto.
.
a origem do tabagismo
Optei por colocar este assunto para de certa forma, dar a conhecer a origem do tabaco e contextualizar assim o trabalho.
O tabaco provém de uma planta, que segundo a maioria dos historiadores teve origem na América, porém existem outras opiniões que colocam a origem do tabaco na Ásia, na África e também na Austrália.
Os historiadores concordam que o tabaco apenas chegou à Europo na época dos Descobrimentos, quando Cristóvão Colombo chegou à costa oriental das Américas e observou tanto homens como mulheres a fumarem um conjunto de folhas enroladas. Nesta época o tabaco era visto como um objeto de grande veneração, com inúmeros fins.
No século XVI, o embaixador Francês em Portugal, Jean Nicot, que deu origem ao nome “nicotina” enviou à rainha algumas folhas de tabaco, com o objetivo de estas serem a cura para as dores de cabeça. Os historiadores consideram que foi assim que foi divulgado o tabaco no resto da Europa.
Foi apenas nos fins do século XIX que a indústria tabaqueira se começou a afirmar e a ter uma grande importância a nível económico.
A primeira propaganda contra o tabaco surgiu apenas em 1960 no EUA e no Reino Unido.
Meios de Comunicação
Os meios de comunicação estão em constante evolução e são fundamentais nos dias de hoje. A evolução tem permitido, como por exemplo, uma maior facilidade no que diz respeito ao acesso de informações.
Esta evolução permitiu que em qualquer parte do mundo tenhamos acesso a informações de todos os outros pontos do mundo a partir de uma simples pesquisa.
Podemos dizer, que foi no século XX que os meios e comunicação social passaram a ter um impacto significativo na população.
Os meios de comunicação não têm apenas o objetivo de transmitir informação, estes também influenciam bastante o quotidiano das pessoas. Podemos observar este facto, através de um simples anúncio ou de uma série televisiva, se vemos um anúncio de um carro ou uma personagem aparece com determinado modelo de um telemóvel, é capaz de levar inúmeras pessoas a comprar esse modelo, apenas porque essa personagem o tem. Isto, comprova que a afirmação feita anteriormente é verdade, e que as pessoas são manipuladas e influenciadas sem se aperceberem pelo que as rodeiam no quotidiano, esta capacidade é uma das grandes “armas” dos meios de comunicação.
Os jovens e as crianças são os mais afetados no que diz respeito à influência por parte dos meios de comunicação. Se ligarmos a televisão num canal infantil, podemos observar a enorme quantidade de anúncios que são transmitidos de brinquedos e jogos. E porquê? Porque as crianças hoje em dia têm uma grande influência nos pais, o que faz com que estas ao assistirem a um anúncio de um brinquedo que gostem ou porque os colegas todos tem, acabam por levar os pais a comprarem o tal brinquedo tão desejado pelo seu filho. Esta é uma das grandes estratégias da publicidade e as crianças são um alvo forte.
Uma outra estratégia de publicidade e marketing é a dos supermercados. Hoje em dia, os filhos levam os pais a escolherem os supermercados devido as promoções que estes fazem. Se nunca reparou, muitos supermercados nos últimos anos, embora só agora tenha obtido mais relevância, lançaram campanhas em que consistem em obter “selos” através de um determinado valor de compras, no fim estes selos são trocados por peluches ou brinquedos que fazem parte de uma coleção limitada. Esta estratégia, leva assim os pais à procura dos selos para os seus filhos, o que deixa os filhos contentes e alcança o objetivo principal que é atrair mais clientes.
Ou seja, como podemos observar os meios de comunicação rodeiam-nos em diversas formas no nosso quotidiano e assim, influenciam a população.
A evolução do tabagismo
Inicialmente, quando apareceu o tabaco, as pessoas não sabiam dos malefícios do tabaco, muito pelo contrário. Antigamente as pessoas achavam que o tabaco era como já mencionei, era um objeto de uma grande veneração, achava-se que o tabaco curava problemas como as dores de cabeça entre muitos outros. Era conhecido como uma planta de uso medicinal.
Nessa época era permitido fumar em qualquer espaço público, como transportes públicos, restaurantes, aviões e até mesmo hospitais. Era possível ter uma consulta enquanto o médico fumava no consultório e até mesmo receber cigarros como “oferta” durante um voo.
O consumo do tabaco era superior nos homens do que nas mulheres, mas com o passar dos anos os números vão-se alternando.
Estamos a falar de uma realidade bastante diferente do que vivemos atualmente, como podemos observar. Quem começou a fumar nessa época, não tinha consciência dos malefícios que o tabagismo podia provocar.
...