Impactos da Covid-19 na Economia Brasileira
Por: Letty Payne • 22/11/2021 • Projeto de pesquisa • 2.116 Palavras (9 Páginas) • 156 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS – FAM
GESTÃO E NEGÓCIOS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
BEATRIZ REIS DE CARVALHO – RA: 00311019 – LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
GUSTAVO MONDINI DA COSTA – RA: 167517 – MARKETING – 1° SEMESTRE
ISABELA SILVEIRA ODAS – RA: 00338273 – MARKETING – 1° SEMESTRE
LETICIA CRISTINA LOUREIRO – RA: 00310581 -– LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
LUANA DE SOUZA PEREIRA – RA: 00309654 – LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
MURILO GUSTAVO DAS NEVES – RA: 00337141 – MARKETING – 1° SEMESTRE
MURILLO HOLANDA KOZEL – RA: 00333323 – MARKETING – 1° SEMESTRE
O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MERCADO DE TRABALHO
Marketing na pandemia
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGIA – SEGUNDA-FEIRA NOTURNO
SÃO PAULO
2021
BEATRIZ REIS DE CARVALHO – RA: 00311019 – LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
GUSTAVO MONDINI DA COSTA – RA: 167517 – MARKETING – 1° SEMESTRE
ISABELA SILVEIRA ODAS – RA: 00338273 – MARKETING – 1° SEMESTRE
LETICIA CRISTINA LOUREIRO – RA: 00310581 -– LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
LUANA DE SOUZA PEREIRA – RA: 00309654 – LOGÍSTICA – 1° SEMESTRE
MURILO GUSTAVO DAS NEVES – RA: 00337141 – MARKETING – 1° SEMESTRE
MURILLO HOLANDA KOZEL – RA: 00333323 – MARKETING – 1° SEMESTRE
O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MERCADO DE TRABALHO
Marketing na pandemia
Projeto Interdisciplinar apresentado para obtenção parcial da nota A2 na disciplina administração mercadológica, sob a orientação do Prof. Pietro Giuliboni Nemr Coelho.
SÃO PAULO
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade mostrar os impactos da pandemia do COVID-19 no marketing dentro do mercado de trabalho. A situação que começou em março de 2020 e quem vem se alastrando com o decorrer dos dias, onde as empresas precisam inovar e se reorganizar com novo métodos para não falirem.
Um dos impactos da pandemia foi a falência de muitas empresas, onde acarretou também o desemprego de muitas pessoas, que se tornou também um dos grandes problemas da sociedade. Porém com o passar dos dias e as coisas se reestruturando algumas empresas voltaram a ativa, e a maioria utilizando os meios automatizados.
Com isso, o marketing digital foi um dos canais utilizados pela maioria, o qual teve que passar por algumas adaptações e elaborar novas estratégias para que hoje possa-se ter uma expectativa de vida para a sociedade daqui uns tempos.
Ao decorrer dos assuntos abordados, falaremos sobre o marketing na pré-pandemia, durante a pandemia, a expectativa pós-pandemia e mostrando também a importância do mesmo nesse cenário que vivemos, mostraremos também a no meio empresarial, a diferença que ele fez nos últimos tempos e as adaptações que foram feitas, para assim empresas poderem fazer suas divulgações em meio a situação que estamos nos dias de hoje.
- OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MARKETING
Todo gasto de uma empresa com o departamento de marketing era visto como um investimento e não como um orçamento, diferentemente dos outros setores das empresas. O maior impacto da pandemia no marketing é a grande questão do investimento nas ações do setor e principalmente no ambiente online que é onde as pessoas mais “visitaram” no decorrer da pandemia e consequentemente compraram algum produto/serviço; infelizmente, por conta da crise econômica, da crise no mercado e financeira, as empresas se sentem acuadas quando o assunto é gasto e/ou investimento, ou seja o que antes era visto como investimento passou a ser visto como orçamento, deixando-os com receio de investir em algo e não ter um bom retorno. E além dessas questões o departamento de marketing é o setor que “sofre” uma pressão para criar estratégias e obter bons resultados com pouca verba em um curto prazo de tempo, um profissional de marketing que antes já tinha ideias inovadoras, na pandemia teve que se reinventar e inovar ainda mais, pensar em estratégias extremamente eficientes e pensar fora da caixinha literalmente para que possa investir em algo certeiro e assim atinja o consumidor final, fazendo com que a empresa permaneça crescendo financeiramente.
Segundo o site maplink.global, logo nos primeiros meses da pandemia, 89% das empresas tomaram algumas medidas para conter os gastos e esperar a onda de incertezas diminuir.
- 49% delas interromperam campanhas que já estavam no ar;
- 49% postergaram os lançamentos para 2021e 2022;
- 45% reajustaram as mídias, ou redistribuíram o orçamento entre os canais disponíveis;
- 38% pausaram os esforços de marketing e publicidade até o ano de 2021;
- 34% cancelaram completamente as campanhas antes mesmo do lançamento.
Observando o gráfico abaixo:
Figura 2 – Representatividade de vendas por dia
[pic 1]
Fonte: blog.socialminer.com
Segundo informações encontrados no site blog.socialminer.com, a performance dos e-commerce durante o mês de março, ocorreu uma queda nas vendas na primeira semana do isolamento social. Mas com o passar dos dias, as empresas começaram a se reorganizar e o volume de vendas começou a aumentar, tanto que conforme abordado no site “registrando o primeiro pico de conversões em 26/03 e depois, o maior, no dia 31.”
- O MARKETING NA PRÉ-PANDEMIA
A pandemia tem afetado muitas áreas de negócio, dentre elas o Marketing e Publicidade, isso diz respeito as peças antigas e também a todo o planejamento de marketing que foi criado no momento da pré-pandemia. Não é necessário se desfazer desses meios, simplesmente ajustá-los, pois vamos concordar que o marketing nada mais que a adaptação e a inovação do ambiente aonde pode ser trabalhado.
Também podemos citar que tínhamos modelos de reuniões, eventos, e-commerce, literalmente diferentes dos quais temos hoje, durante a pandemia. Antigamente poucos conheciam o modelo de e-commerce, porem em julho de 2020 esse modelo cresceu muito nos últimos tempos, nisso se tornando como o melhor terceiro mês da história e o e-commerce se mostrou maior com 25%, esses dados fazem parte do relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, “consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico”.
...