Importancia Do Brincar Para As Crianças
Trabalho Escolar: Importancia Do Brincar Para As Crianças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mary26 • 16/11/2013 • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 699 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA Faculdade de Ciências Humanas Núcleo de Ciências Humanas Curso de Pedagogia
JUSTIFICATIVA:
A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de um cidadão critico e reflexivo. (Vygotsk, 1984, 1987). De acordo com este contexto, entende-se que é proeminente o resgate das brincadeiras antigas, para que se haja uma melhor socialização entre as crianças nos dias atuais. Pois se observa que, devido aos avanços tecnológicos a maior parte das crianças da atualidade tem interagido mais com maquinas do que com as pessoas, e isso obviamente prejudica a socialização destas crianças.
Na atualidade o apelo da mídia faz com que as crianças só pensem em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores e tudo o que envolve tecnologia, promovendo assim o sedentarismo. Diferentemente, as brincadeiras antigas eram mais saudáveis e criativas do que as atuais, porém é raro encontrar crianças que se interessem por essas brincadeiras antigas (bola de gude, queimada, corda e etc.).
No entanto, a tecnologia e a violência nas ruas reduziram as brincadeiras, fazendo com que as crianças passem muitas horas na frente do computador e televisão, esquecendo muitas vezes de outras atividades.
Este projeto busca trabalhar dentro da escola investigada o resgate de brincadeiras antigas. Esta proposta surgiu a partir de uma conversa com a pedagoga da escola que solicitou que fosse feito uma atividade com os alunos em que eles pudessem se socializar e interagir um pouco mais uns com os outros.
OBJETIVOS:
Resgatar as brincadeiras antigas, trazendo-as para a realidade atual e possibilitar a integração das crianças através da vivência das brincadeiras antigas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.
* Reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos.
* Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis.
ATIVIDADES:
Público alvo: Crianças de seis a onze anos de turmas variadas
Serão realizadas atividades tais como roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas de brinquedos com materiais recicláveis e exposição de trabalhos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O resgate de brincadeiras antigas; uma forma de socialização
O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Visto também como uma ferramenta importantíssima no auxílio na educação da criança, principalmente, na atualidade.
No entanto, essa atividade sofreu e vem sofrendo grandes mudanças, tanto do ponto de vista em contextos teóricos como na prática, em decorrências de novas sociedades que surgiram ou que se modificaram no decorrer do tempo.O brincar, como meio de socialização, possibilita reviver práticas de brincadeiras antigas, considerando que os jogos, brinquedos e brincadeiras se desenvolvem conjuntamente com a interação entre ambientes físicos e sociais.
Conforme Cardoso (2004) o brincar é um fenômeno social vivo, dinâmico, espontâneo, prazeroso, participativo, sempre criativo e reinventado. Por meio do ato de brincar, o conhecimento do mundo e da própria cultura da infância é apresentado
gradativamente à criança.
Ao brincarem juntas as crianças aprendem a viver socialmente, respeitando regras, cumprindo normas, esperando a sua vez e interagindo de uma forma mais organizada. Em grupo elas aprendem a partilhar; o que é muito importante para que se possa ter a socialização e o diálogo. Segundo Brougere (1997), a brincadeira pressupõe uma aprendizagem social em que se aprendem as formas, o vocabulário típico, as regras e as habilidades específicas requeridas para os múltiplos tipos de interações possíveis.
Segundo Cunha (2001) o brincar a moda antiga é uma alternativa diferente de viver o presente pensar, no futuro e resgatar as tradições do passado, pois a importância dos brinquedos e jogos no desenvolvimento lúdico das crianças, não aceita definições prévias preconceitos ou identificação do abstrato. Os brinquedos e as brincadeiras se desenvolvem por meio de uma interação entre ambientes físicos e sociais, sendo que os membros desta cultura, como pais, avós, educadores e outros ajudam a proporcionar a criança um saber construído pela cultura. Nesta perspectiva, a brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos na aprendizagem e estimular o desenvolvimento de atividades básicas.
Nos dias atuais as brincadeiras tem se resumido aos brinquedos eletrônicos, fazendo com que as crianças se fechem em um mundo tecnológico, estas tem deixado de se envolverem socialmente com outras crianças. Assim perdendo o interesse de brincar com brincadeiras antigas as quais exigiam a socialização, ou seja, a participação de outras crianças para a realização da brincadeira. Observa-se que ainda há uma tentativa de resgate das brincadeiras antigas dentro das escolas, como meio de socialização dos alunos, pois a partir das brincadeiras estes se integram e interagem uns com os outros.
Assim Friedmann (2004) afirma que na sociedade contemporânea, grande parte dos jogos tradicionais infantis - ciranda cirandinha, cabra-cega, barra manteiga, queimada, jogo de pião, pedrinhas, amarelinha, entre outros – que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo devido à influência da tecnologia que invade o cotidiano por meio da televisão, dos jogos eletrônicos e das transformações do ambiente urbano. Nas ruas que antes eram os espaços por excelência para o brincar, deixou de ser devido à aceleração na urbanização das cidades.
Tendo em vista que com o aumento da urbanização, veio também o aumento da violência urbana, as famílias passaram a achar mais seguro deixar suas crianças
...