Importânica Do RH Nas Organizações
Trabalho Universitário: Importânica Do RH Nas Organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bsfaria • 27/1/2015 • 766 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Importância do RH nas Organizações
Recursos Humanos Estratégico
A importância dos Recursos Humanos nas organizações é uma estratégia fundamental para o crescimento das “empresas”. O crescimento e o bom desenvolvimento das organizações trazem o crescimento do país e a capacitação das pessoas, é bom para a sociedade.
Segundo Marras 2009, a administração estratégica de Recursos Humanos tem como missão agregar valor aos resultados das organizações e para isso, precisa de “Políticas” que efetivamente se traduzam em maior em produtividade e qualidade graças a uma abordagem holística de gerenciamento e liderança.
Nassar, 2000, afirma que a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades do cotidiano, metas e objetivos. Pode- se dizer que a cultura organizacional é que produz junto aos mais diferentes públicos diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
A cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo devido a inúmeras variáveis, como modelo de gestão, tipos de lideranças (o perfil dos lideres e clientes), comprometimento dos colaboradores, o local com suas respectivas crenças e tabus: ritos e símbolos presentes ás relações, os tipos de comunicação adotados, a filosofia que guia a política de gestão, o clima organizacional em coerência entre a missão da organização e as atitudes comportamentais de seus componentes.
As políticas possuem como objetivo a valorização das pessoas, o zelo pela integridade da imagem da organização perante aos colaboradores e pelos direitos dos mesmos perante a organização.
A organização precisa de uma justificativa para a implantação do projeto, “por quê?”, metas, métodos (conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade) e mensurar os problemas.
O conceito de Recursos Humanos tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os colaboradores dentro das organizações, define a melhor adequação de cada um á função que irá realizar.
Dentro da “Teoria Behaviorista”, que podemos considerar um aperfeiçoamento da “Teoria das Relações Humanas”, encontramos duas outras que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano são elas: a “Hierarquia das Necessidades”, de A. Maslow, e os “Fatores Motivadores e Higiênicos”, de F Herzberg.
A gestão de pessoas tem o propósito de auxiliar o gestor e os coordenadores e a equipe de trabalho a realizar suas funções, uma vez que o gestor/administrador sozinho não consegue executa-las e atingir suas metas e resultados.
A organização busca alcançar seus objetivos relacionados á produtividade, redução das despesas e custos, crescimento de forma sustentável, reter talentos, planejamento para orientar colaboradores na busca do resultado esperado e satisfação dos clientes.
Ulrich, 2000, diz que o processo de Recursos Humanos tem como fundamento construir um relacionamento confiável entre organização X colaboradores, conhecer o negócio, engajar nas discussões, certificar-se de que os sistemas operacionais básicos de sua área estão desenhados corretamente, participar de processos tanto de elaboração como execução das estratégias, conhecimentos teóricos das ferramentas necessárias para identificar e administrar um talento.
Os objetivos do Recursos Humanos são: Recrutar, integrar, planejar e analisar funções avaliando desempenho para o crescimento e desenvolvimento pessoal, capacitação o das pessoas visando o bom desempenho de objetivos em
...