Imprensa E Sociedade
Artigo: Imprensa E Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielealves92 • 9/6/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 564 Visualizações
1 Sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), considere as afirmativas.
I. A ação do governo estava sintetizada num Plano de Metas que definia seis grandes objetivos econômico-sociais a serem alcançados.
II. O governo de Juscelino Kubitschek conseguiu reduzir a inflação criada pelo governo anterior.
III. A construção da nova capital, Brasília, representava o símbolo do Brasil moderno que JK desejava construir.
IV. O slogan de seu governo era 50 anos em 5, ou seja, fazer em 5 anos de seu mandato o equivalente a um período de 50 anos.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas.
Escolher uma resposta.
a. I, III e IV estão corretas.
b. II e IV estão corretas.
c. Apenas a I está correta.
d. Todas estão corretas.
e. I e III estão corretas.
Question2
Notas: 1
2 Sobre o processo de modernização da imprensa na década de 1950, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as alternativas abaixo.
( ) O processo de produção dos jornais diários modernizou-se, acompanhando o projeto para a modernização do Brasil implementado pelo governo de JK.
( ) O tom opinativo foi retirado totalmente das publicações, pois a imprensa consolidou-se como lugar da neutralidade absoluta.
( ) O campo jornalístico vinculou-se à atividade literária e, dessa forma, a maioria dos jornalistas escrevia romances.
( ) A modernização gráfica, editorial, linguística e empresarial dos jornais diários fez com que a imprensa passasse a apresentar as notícias como a verdade dos fatos, de forma oficial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Escolher uma resposta.
a. V-V-V-V.
b. V-F-F-V.
c. F-V-F-V.
d. F-F-F-V.
e. V-V-F-F.
Question3
Notas: 1
3 “Os jornais, ao priorizarem, a partir daí, um conteúdo enfeixado pela ideia de imparcialidade contida nos parâmetros do lide e na edição (...) e ao promoverem a padronização da linguagem, constroem para a imprensa o espaço da neutralidade absoluta. Com isso, passam a ter o reconhecimento do público como lugares emblemáticos para a difusão da informação.”
(In: BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900-2000.Rio de Janeiro: Mauad X, 2010, p. 151)
A partir da citação acima, é possível inferir que:
Escolher uma resposta.
a. A atividade jornalística continuou vinculada à atividade literária, pois apenas o emprego da linguagem literária possibilitava que os jornalistas conseguissem reproduzir de forma fiel os acontecimentos.
b. A profissionalização da atividade jornalística iniciou-se na década de 1950.
c. O discurso jornalístico se construiu como aquele que reproduzia fielmente os fatos e dessa forma adquiriu poder simbólico no meio social.
d. Os jornalistas, como, por exemplo, Nelson Rodrigues, possuíam uma postura crítica com relação ao fato de serem obrigados a escrever com imparcialidade.
e. Apesar da busca pela objetividade, o tom opinativo continuou presente nas notícias.
Question4
Notas: 1
4 “Falar do jornal ______________é se referir a vários discursos míticos: o do jornal que por ser dirigido por um jornalista passa a valorizar o profissional e é capaz de revolucionar a forma de fazer jornalismo (...); o do jornal que renova a imprensa brasileira (...) e que fora responsável pela introdução
...