TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Cultural

Ensaios: Industria Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

Indústria cultural

É o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. Para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é preciso fazer um filme que agrade o maior número de pessoas. Dessa forma, criam-se alguns padrões, como o vilão e o mocinho, as histórias de amor, os finais felizes. No fundo, toda a produção artística fica padronizada e não há espaço para o novo.

Todo esse processo de padronização ocorre também no universo da música. Um ritmo ou artista de sucesso logo é “copiado”, não possibilitando aos ouvintes a escolha, já que é tudo muito parecido. Outro problema é que não há mais espaço para a liberdade de criação. No caso da música, a composição precisa estar de acordo com o produtor musical, com o empresário, com o dono da gravadora. No fundo, a lógica da produção artística é a mesma da produção industrial, onde cada um “aperta um parafuso” sem conhecer todo o processo. O importante é sempre vender muitos álbuns, não importando muito a qualidade musical.

Essa indústria da cultura, produzindo essa cultura para as massas, faz com que se entre num círculo vicioso. A indústria define qual tipo de arte pode ser consumido; e parte do público que não se rebelou com os padrões impostos passa a perder a sua capacidade de julgar e de perceber algo bom. Com isso, a indústria cultural passa a produzir mais arte de péssima qualidade e o público consome essa arte. Disso resulta arte sempre com qualidade inferior e público sempre com gosto inferior.

Além disso, com o avanço tecnológico, é possível que mais pessoas tenham acesso às ferramentas para a produção cultural. Benjamin não viu o mundo tecnológico que temos hoje, mas o que ele pensou pode ser observado. O barateamento da tecnologia permitiu que muitos artistas gravassem em estúdios improvisados nas suas garagens e quartos. O computador é uma dessas ferramentas que possibilitam uma abertura para o mundo, democratizando o acesso à cultura.

Principal aspecto positivo da Industiral Cultural é a propagação da Cultura e a remuneração para os artistas e o aspecto negativo é que a Industria Cultural capitaliz os conteúdos culturais dispostos.

Compreendendo a mídia nas relações sociais, não podemos ignorar seu comparecimento em nosso cotidiano e presente no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo. Suas influências, como enfatizada nas discussões anteriores, permeiam todos os aspectos na formação humana e na construção do conhecimento e cultura. Com os avanços tecnológicos, inúmeras possibilidades de comunicação e informação emergiram-se, tanto na esfera sócio-cultural como na comercial-ideológica, que as gerações mais novas, presenciam e estão em contato de modo mais intenso, fazendo necessária a discussão da criticidade da mídia no contexto educacional.

As tecnologias, são ferramentas, que estão hoje à disposição do educador e presente na vida dos educandos. A ação docente, presente na educação, implica na finalidade de formação humana e profissional dos alunos. É, portanto, fundamental que a mídia, no processo de aprendizagem, estejam presentes auxiliando na construção do conhecimento. Desde o principio o homem utiliza-se de recursos tecnológicos para conhecer, descobrir, construir e desenvolver-se, desde o simples uso da pedra para cortar, como na pré-história até o ponto de expandir se campo visual a outros planetas, como fotos tiradas por satélite. Todos estes meios tecnológicos instrumentaliza o homem em seu processo de desenvolvimento e condiciona a novos meios de desenvolver meios de conhecer . Hoje o conhecimento é difundido por esses recursos mas também pelo mesmo caminho, se difunde a alienação e aprisiona os sujeitos em ideologias, sempre foi assim. O que diferencia a não alienação é o pensar, sua intenção, objetivo, ter a mídia como meio para o saber, e não deixar seduzir por suas conotações que aprisionam neste recurso para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com